Curso de extensão analisa o ensino de língua estrangeira

O Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e o Departamento de Teoria e Prática de Ensino da UFPR promovem, entre os dias 22 e 24 de setembro, o curso de extensão universitária ‘Ação Integrada pelo Letramento’.

O curso é resultado de uma parceria entre a UFPR, a Unicamp, a Universidade de Lyon 2, a Associação Francesa pela Leitura, Paris e a Secretaria da Educação do Paraná.

Trata-se de uma ação conjunta para discutir e melhorar o processo de

ensino-aprendizagem da leitura em língua estrangeira e em língua materna no sistema público estadual, de 5ª à 8ª série e ensino médio.

Toda a programação acontece no Edifício Dom Pedro I do complexo da Reitoria da UFPR, localizado na Rua General Carneiro, 460.

O professor francês Jean Foucambert, um dos criadores da Associação Francesa pela Leitura, participa do projeto de cooperação. Foucambert ministrará conferências e realizará oficinas, além de lançar seu livro ‘Modos de ser leitor’. O lançamento da obra está marcado para a próxima terça-feira,

dia 23 de setembro, às 17 horas, na sala Arte Design & Cia., pela Editora UFPR. A sala está

localizada no hall do Edifício Dom Pedro I.

Professor primário de uma escola rural, Jean Foucambert tornou-se Inspetor da

Educação Nacional e responsável pelo Serviço de Pesquisa no INPP – Instituto Nacional de Pesquisa Pedagógica da França.

Formador de professores e de formadores junto à AFL, editorialista da revista ‘Lês Actes de Lecture’, é também autor ou inspirador de obras e de programas de computador de leitura e de escrita.

Programação dos dois primeiros dias do evento

AÇÃO INTEGRADA PARA O LETRAMENTO
Local: Reitoria da UFPR
Rua General Carneiro, 460, Edifício Dom Pedro I

22 de setembro de 2008
Segunda-feira

Apresentação do livro Aprender a ler
Suzete Bornato
Anfiteatro 400, 4º andar

Palestra: Avaliação em leitura em lingua estrangeira e língua materna.
Lúcia Cherem e Rosa Maria Nery

Conferência:
A intercompreensão em línguas românicas ( Galanet)
Jean Pierre Chavagne

23 de setembro de 2008
Terça-feira

15h30min
Fórum de questões
SEED/ Lúcia Cherem
Anfiteatro 100, 1º andar

Palestra: leitura e inclusão social
Miriam Pan

17h30min
Lançamento do livro Tornar-se Leitor
Jean Foucambert
Ed. Dom Pedro I, térreo

19h30min
Conferência: O que é aprender a ler?
Jean Foucambert

Fonte: ACS