Historiador da UFPR lança nesta quarta livro sobre a Era Vargas

Autor de outras obras, como “Os Soldados Brasileiros de Hitler”, o pesquisador agora mostra que na era Vargas de 1930 a 1945, foi desencadeado um processo cultural forçado. No interesse da segurança nacional, estrangeiros e descendentes foram obrigados a abandonar o uso do idioma de origem, tanto na vida particular quanto pública, editar jornais em português, fechar escolas que eles próprios mantinham e freqüentavam.

O processo, conhecido como a campanha da nacionalização”, se caracterizou por incontáveis iniciativas de caráter repressivo, arbitrário e, freqüentemente, violento. Este livro tem a finalidade de rever as interpretações até aqui vigentes sobre as motivações e fundamentos das suspeitas com relação ao patriotismo da população de origem alemã. Também são interpretadas as experiências históricas vividas pelos membros da comunidade teuto-brasileira que foram recrutados pelo nosso exército para lutar contra as tropas do regime nazista na Campanha da Itália (1944-45).

De acordo com o autor, estes militares, vivendo uma dupla nacionalidade, podiam ser considerados simultaneamente “brasileiros” e “alemães”. E, embora em nome da suspeita de serem traidores potenciais lhes fossem negados seus direitos constitucionais como cidadãos, foram convocados a prestar o mais penoso dos deveres do sujeito para com a pátria: o serviço militar em tempo de guerra.

SOBRE O AUTOR – Dennison de Oliveira é Professor do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná. É Bacharel e Licenciado em História (UFPR, 1987); Mestre em Ciência Política (Unicamp, 1991) e Doutor em Ciências Sociais (Unicamp, 1995). Publicou os seguintes livros:
Curitiba e o mito da cidade modelo, UFPR, 2000;
Urbanização e Industrialização no Paraná,
SEED/PR, 2002 e Os Soldados Brasileiros de Hitler, Juruá,2008.

A sessão de autógrafos de “Os Soldados Alemães de Vargas” será dia 24 de setembro, às 19h30min, na Livraria Curitiba Megastore do ParkShopping Barigüi, com um bate papo e sessão de autógrafos.
O livro já está disponível para venda na internet nos sites: http://www.jurua.com.br/e e http://www.jurua.com.br/shop_detalhe.asp?id=20845.

Capa do Livro.
Foto: divulgação