Curso de aperfeiçoamento em ONGs está com inscrições abertas

O curso visa propiciar aos participantes a capacidade de avaliar previamente as conveniências conjunturais e estruturais para a criação de uma nova organização não-governamental, além de fornecer conhecimentos dos princípios fundamentais que devem nortear a decisão de sua criação e capacitar para sua gestão de forma que ela se consolide no tempo e se mantenha como instituição saudável, acreditada e com sustentabilidade. O encerramento do curso é feito sempre com um estudo de caso, fomentando o intercâmbio de conhecimentos, experiências, parcerias e aprendizado mútuo.

Na sua quarta edição, o curso do NITS já estudou ONGs como a Sociedade Protetora dos Animais e a Associação Coordenação e Desenvolvimento de Arte e Cultura. No momento, conclui o “case” da Associação Paranaense de Hemofilia.

A carga horária total é de 364 horas/aula, divididas em 21 módulos teórico-práticos e um aplicado com o estudo de caso. Entre os módulos estão: “Ética nas ONGs”; “Empreendedorismo Social”; “Indicadores de Gestão Social”; “Planejamento Estratégico”; “Legislação do Terceiro Setor” e “Comunicação nas ONGs”.

As inscrições têm prazo até o dia 20 de março e podem ser feitas das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas no NITS – Rua Prefeito Lothário Meissner, 632, sala 20. As aulas, previstas para iniciar no dia 28 de março de 2008, terminam no dia 15 de março de 2009. O horário de realização será o das 18h30min às 22h30min nas sextas-feiras e aos sábados das 8 às 12 horas, no Setor de Ciências Sociais Aplicadas, campus Jardim Botânico. Podem participar graduados ou estudantes em final de curso.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3360-4442 ou através do e-mail nits@ufpr.br. A coordenação é da professora Ana Lúcia Jansen de Mello de Santana. O site do NITS é o www.nits.ufpr.br.

Alunos do curso de 2007 durante reunião de trabalho
Foto: Arquivo NITS