Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Curso de Agronomia da UFPR muda currículo a partir de 2015

Prof. João Carlos Bespalhok, coordenador do curso (foto Marcos Solivan)

Os 132 estudantes de Agronomia que ingressam no ano de 2015 na Universidade Federal do Paraná terão um novo currículo a cumprir. A mudança curricular acaba de ser aprovada e traz uma atualização necessária para o curso. Afinal, o currículo anterior tinha quase 30 anos, com poucas alterações desde 1985, quando foi implantado. Desde então, várias áreas novas surgiram, outras cresceram e algumas perderam espaço. “Elaboraram uma grade que prevê um aluno mais dinâmico, que busque conhecimento não apenas na universidade”, explica o professor João Carlos Bespalhok, coordenador do curso.
Agora, os conteúdos curriculares estão distribuídos em três núcleos : obrigatórios básicos, obrigatórios profissionalizantes e optativos. Também fazem parte do currículo o estágio supervisionado obrigatório, o trabalho de conclusão de curso e as atividades formativas. Entre as mudanças está um aumento de carga horária para disciplinas optativas (de 240h para 360h). Isso permite que os estudantes aprendam matérias de suas áreas de interesse e possam de aperfeiçoar nelas dentro da universidade. Além disso, foram incluídas 150h de atividades formativas, que podem ser em participação em congressos, monitoria, iniciação científica, projetos de extensão e até cursos de línguas estrangeiras. Antes a previsão era apenas para disciplinas obrigatórias, optativas e estágio.
Entre as novas disciplinas do curso estão Biotecnologia Vegetal ( que utiliza técnicas de biologia molecular, estudos de DNA e transgênicos), Introdução ao Sistema de Informação Geográfico (informações por GPS), Geoprocessamento na Avaliação do Meio Físico (uso do GPS para agricultura de precisão), Energia na Agricultura (estudo de resíduos agrícolas que podem ser transformados em energia elétrica), Conservação e Qualificação dos Alimentos (para controle de qualidade dos produtos agrícolas).

Fazenda da UFPR, onde acontecem algumas aulas práticas do curso (fotos Marcos Solivan)

O curso está previsto para conclusão em 10 semestres (até máximo de 15). O professor Bespalhok explica os motivos para a demora na mudança no currículo. “Nossos alunos têm aulas em 22 departamentos em cinco setores diferentes que oferecem disciplinas para o curso. Por isso foi uma longa negociação”. Ele destaca mais uma mudança: agora o estágio pode ser cumprido em qualquer lugar do Brasil e até no exterior, pois não será simultâneo com nenhuma disciplina. “Isso permite uma mobilidade ao estudante, que pode estagiar por um semestre onde quiser, com tranquilidade”, observa.
Fundado em 1918, o curso de Agronomia já formou mais de 4.300 engenheiros agrônomos. Atualmente, são 640 alunos matriculados. É um dos primeiros cursos da área no Brasil e o primeiro a funcionar no Paraná. Os engenheiros agrônomos egressos do curso têm ajudado a fazer do estado e do país um dos principais celeiros agrícolas do mundo.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...