Curitiba será sede do evento nacional sobre Direito Civil

Promovido pelo CAHS – Centro Acadêmico Hugo Simas da Faculdade de Direito da UFPR, o encontro é um dos mais importantes eventos nacionais sobre Direito Civil e será realizado entre os dias 13 a 17 de agosto, nos períodos da manhã e noite no Salão Nobre do Prédio Histórico na Praça Santos Andrade.

Integrando o programa do ciclo, será inaugurado o núcleo de pesquisa “Revisitando Temas e Autores Clássicos do Direito Privado”, além das conferências sobre “Pontes de Miranda e a História do Direito Privado Brasileiro”; “As associações sem fins econômicos no Código Civil de 2002”; “A natureza jurídica do casamento no Código Civil de 2002 e a teoria do negócio jurídico em Pontes de Miranda” e outros assuntos de interesse. Além dos professores da UFPR também estarão presentes docentes das Universidades de São Paulo e da Federal do Rio Grande do Sul.

Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda (1892 – 1979), consagrou-se como advogado, jurista, professor, diplomata e ensaísta, dedicando a maior parte de sua vida ao Direito. Em 1939 escreveu “Comentários ao Código de Processo Civil”, considerada a obra mais importante sobre leis processuais brasileiras. Pontes de Miranda também é autor do “Tratado de Direito Privado”, com mais de 30 mil páginas é a maior obra universal escrita por uma só pessoa.

fachada do local do Seminário
Foto: arquivo ACS