Crianças já fazem arte no Festival

As oficinas ministradas atendem a um público diversificado, formado por estudantes, profissionais, professores, crianças e idosos. A partir da quarta-feira já será possível conferir o andamento dos trabalhos. É o momento em que os oficinandos já entenderam a técnica que vão desenvolver e apresentam os primeiros resultados.

As crianças são um público muito especial do Festival. Na semana do evento, em plenas férias escolares, elas voltam para a escola com gosto: porque a maioria das oficinas infantis é ofertada nos colégios públicos da cidade. No Colégio Estadual Rocha Pombo, localizado na frente da Estação Ferroviária, alguns exemplos: aprendem a fazer teatro de bonecos, orquestra de instrumentos recicláveis, caricaturas, postais da cidade, construção de livro artesanal, jogos e brincadeiras populares. Em cada sala, pequenos grupos de 10 ou 15 crianças, mostram-se interessadíssimos nas técnicas ensinadas pelos ministrantes.

Elas cortam, recortam, colam, contam histórias, colorem seus trabalhos muito concentradas no que estão fazendo a ponto de nem parecer que o colégio sedia um evento com tantas crianças. Na oficina Brochura – construindo livros, primeiro aprendem a trabalhar com as imagens passando a montar suas histórias e no final terem a própria história encadernada artesanalmente. Trabalharão também na produção de uma história coletiva a ser apresentada no final do festival.

E na oficina Postais na Cidade, as crianças estão experimentando algo novo para elas: escolherão pontos importantes de Antonina como a Estação, o Casarão, o Theatro Municipal para produzir cartões postais. Na quinta-feira, irão até os Correios para mandá-los para os familiares e para endereços de amigos de outras cidades. Para muitos deles, será a primeira vez que enviarão uma correspondência. Na sexta-feira e sábado, distribuirão cartões pela cidade. Outros espaços que sediam oficinas infantis: Banco do Brasil, piso superior; Liga; Instituto de Educação Solidária; Colégio Brasílio Machado; Patronato do Idoso; Associação dos Moradores do Jardim Maria Luiza; Oficina da Criança.

Resultados imediatos mesmo são possíveis de conferir nas oficinas da área de comunicação. O trabalho dos estudantes pode ser conferido diariamente nos diversos materiais produzidos para o público que participa do evento. O jornal Caranguejo, feitos pelos estudantes de graduação em Comunicação Social e rádio e jornal e a rádio Caranguejinho, feito pelas crianças; TV e Jornal Laboratório, do curso de Comunicação e ainda o pessoal que está produzindo vídeo no Festival.

Menina pinta cenário

Atividade da Oficina de Massinhas