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Coordenadores de Graduação participaram de encontro na quarta-feira (5)

"XIV Encontro de Coordenadores de Cursos de Graduação"
"XIV Encontro de Coordenadores de Cursos de Graduação"

Para a realização de um Balanço da Graduação em 2012, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e o Fórum de Coordenadores de Curso de Graduação promoveram na manhã de quarta-feira (05), o “XIV Encontro de Coordenadores de Cursos de Graduação”, realizado no Auditório do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (Sept). Esta foi a primeira vez que o encontro propiciou a participação dos campi de Palotina, Pontal do Sul e Matinhos por webconferência.

Presente no encontro, o reitor Zaki Akel Sobrinho destacou a qualidade dos cursos de Graduação na UFPR: “é uma operacionalização que melhora a cada ano e traz grandes vitórias, 2013 será o ano da Graduação”. Nesse sentido, o reitor lembrou que o Reuni II já está no horizonte do Governo Federal e viabilizará a ampliação da oferta do Ensino Superior no país. Voltando às coordenações, Akel lembrou também que a atual Administração tem procurado apoiar os coordenadores de cursos com a oferta de ferramentas específicas como a desburocratização e a capacitação de funcionários.

Retrospectiva ─ A pró-reitora de Graduação professora Maria Amélia Sabbag Zainko abriu o encontro reafirmando a importância do papel dos coordenadores de curso. “Está nas mãos do coordenador a possibilidade de avanço nos processos de formação da Graduação. O coordenador é um orientador acadêmico”, disse. A pró-reitora fez uma retrospectiva dos temas trabalhados nos 13 encontros anteriores organizados pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) em parceria com o Fórum dos Coordenadores de Curso de Graduação desde o início da gestão em 2009. Desde então, foram trabalhados temas como revisão do Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes, avaliação do ensino superior, bolsas do Programa Reuni, editais de melhoria da qualidade social da Graduação, entre outros.

Construção coletiva ─ O presidente do Fórum de Coordenadores, professor Paulo Chiesa, salientou a construção coletiva que a instância tem propiciado. Muitos dos temas buscam soluções para situações conflitantes enfrentadas pelos coordenadores no dia a dia da universidade e a prática adotada tem sido a de abrir a discussão dentro do grupo na busca de soluções.

A Professora Maria Lúcia Accioly Teixeira Pinto, da Coordenação de Políticas de Ensino de Graduação, quando se referiu aos pontos pendentes de pautas anteriores, destacou os encaminhamentos dados a muitos deles, como as condições de melhoria do trabalho nas coordenações. Apontou para o desenvolvimento de projeto voltado à gestão de procedimentos que envolvem as coordenações de curso e que será levado a todos os setores em 2013, capacitando coordenadores e servidores das coordenações em todas as ações que envolvem a gestão acadêmica, sendo a formação em um primeiro momento presencial e no segundo a modalidade EaD. Sobre esta modalidade, a coordenadora também fez um alerta aos presentes sobre a necessidade de esclarecer aos docentes quanto ao estrito cumprimento da Resolução nº 72/10-CEPE que permite até 20 por cento de atividades a distância nos cursos presenciais de graduação.

Edital de melhoria da Graduação ─ A professora Maria Lúcia falou também do crescimento qualitativo dos projetos atendidos pelo segundo edital de melhoria da Graduação. O primeiro, destacou, teve muitos projetos voltados à infraestrutura, enquanto que o segundo registrou mais iniciativas voltadas a melhorias qualitativas. “A proposta para o próximo ano é de avanço na qualidade, sobretudo com a inserção dos cursos nas políticas de atendimento às necessidades da comunidade”, adiantou ela, já antecipando a ideia de que os cursos poderão apresentar seus projetos para o próximo edital pensando em iniciativas que integrem a extensão com o ensino de Graduação, em consonância com o projeto pedagógico dos cursos.

Priorização de ações para 2013 ─ Importantes temas foram definidos para as pautas dos próximos encontros, dentre eles, a questão da internacionalização da UFPR, a mobilidade acadêmica e a problemática que envolve as normas de equivalências de disciplinas cursadas no exterior e a seleção de participantes. A discussão e o encaminhamento de soluções no que se refere ao sistema SIE será objeto de um próximo encontro temático, em período integral, que tratará especificamente deste assunto.

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