Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Conversa sobre segurança integra o projeto “Viver a UFPR”

"O Papo é Segurança"“O Papo é Segurança”. O assunto da palestra desta quinta-feira (15), promovida pelo Projeto “Viver a UFPR”. Para falar sobre o tema, no Teatro da Reitoria, às 9 horas, esteve presente o tenente-coronel Douglas Sabatini Dabul, comandante do Batalhão de Polícia Escolar Comunitária (BPEC) e coordenador do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

A conversa iniciou com uma encenação sobre o uso de drogas, apresentada por policiais/atores da Polícia Militar. O objetivo “é levar informações através do teatro, normalmente a imprudência no trânsito e à violência estão ligados ao uso do álcool e das drogas” explicou o tenente-coronel. Na continuidade, Dabul apontou como fatores de risco os exemplos absorvidos em casa, em relação ao cigarro e ao álcool, por exemplo. “O trabalho de prevenção inicia a partir de casa, os familiares devem colaborar para a diminuição da vulnerabilidade do jovem”, acrescentou.

Determinantes ─ Outro determinante é a curiosidade, “são muitas as informações a respeito do assunto, mas estas devem ser processadas de maneira correta”, destacou o coordenador do Proerd. A influência dos amigos também é outro fator determinante no comportamento dos jovens quando são convidados para uma festa, a maioria deles pensa no consumo do álcool. Segundo o palestrante, quanto às crianças, estas são diretamente influenciadas pela publicidade, como no caso das animações. Já os adultos, homens principalmente, são direcionados a associar o uso do álcool à conquista de mulheres bonitas.

O uso de drogas também pode ser atribuído à vaidade ─ existem drogas responsáveis pelo emagrecimento ou pelo crescimento da musculatura, os anabolizantes. Maior ou menor poder aquisitivo pode ser causa de transtornos com relação às drogas, ” quem tem dinheiro é alvo e quem não tem está sujeito a se tornar um marginal”, acentuou o tenente-coronel. Na oportunidade, ele destacou ainda a importância das ações de prevenção: “para que exista um crime é necessário ter a vítima, o bandido e a oportunidade. Este é o ponto, é preciso evitar a oportunidade”, relatou.

Multiplicadores ─ É importante que todos os participantes levem para seus setores, para casa e para seus amigos um pouco desta conversa. Todos nós somos responsáveis pela segurança. Portanto, ao vermos algum ato ilícito devemos imediatamente comunicá-lo aos órgão competentes para que sejam tomadas as devidas providências. A intenção das iniciativas do Projeto “Viver a UFPR” é conscientizar as pessoas sobre as questões de segurança. “Agora, é o momento de plantar”, disse na ocasião o pró-reitor de Administração professor Paulo Krüger.

Sônia Loyola

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...