Convênio entre o CREA-PR e a UFPR vai possibilitar aperfeiçoamento dos profissionais de agrárias

Através do PECCA – Programa de Educação Continuada em Ciências Agrárias, o DERE – Departamento de Economia Rural e Extensão da UFPR já oferecia vários cursos de formação rápida e agora, com o termo de convênio assinado com o Conselho, estará ampliando essa oferta com os cursos de Agricultura de Precisão, Aviação Agrícola, Avicultura Industrial, Elaboração e Análise de Projetos Agropecuários, Empreendedorismo, Gerenciamento de Enxurradas em Solos Agrícolas, Produtos Florestais Não Madeiráveis e Turismo Rural.

Caberá à universidade desenvolver, formatar e aplicar os programas de treinamento através da disponibilização do corpo docente, estrutura de apoio tutorial pedagógico, assim como fazer o controle acadêmico e garantir a certificação dos alunos. O CREA-PR fará a divulgação aos profissionais do conselho bem como à sociedade.

Os cursos terão duração variável entre 60 e 120 horas – o equivalente ao período de dois a quatro meses – e serão dirigidos aos profissionais que atuam ou pretendem atuar na área de ciências agrárias ou no agronegócio, independentemente de sua área de graduação.

“É uma atribuição legal do conselho não apenas a fiscalização, mas o aprimoramento técnico de nossos profissionais”, disse o presidente do CREA-PR Álvaro José Cabrini Júnior, durante a assinatura do convênio. “Não podemos perder o referencial acadêmico, uma vez que a escola não é responsável apenas pela entrega do diploma.”

“Passamos da discussão para a ação”, completou o professor Sidon Keinert Júnior, vice-diretor do Setor de Ciências Agrárias. “A cooperação com o CREA-PR vai trazer grandes benefícios para os profissionais de Agronomia e espero que possa se estender também para profissionais das outras engenharias.”

“Há duas coisas ampliando a visão da universidade”, concluiu o reitor da UFPR Carlos Augusto Moreira Júnior. “A educação a distância e a educação continuada. Processos que tendem ao amadurecimento na sociedade e que vão sempre contribuir para o amadurecimento dos próprios alunos da instituição.”

SOBRE OS CURSOS – Os cursos oferecidos pelo PECCA são anunciados no site www.pecca.ufpr.br. No qual os interessados encontram informações detalhadas e o formulário de inscrição. A grande maioria dos cursos é disponibilizada a distância. Via Internet, o aluno tem acesso a uma plataforma virtual de ensino e aprendizagem. Ele encontra as mesmas facilidades e apoio dos cursos presenciais do campus: biblioteca específica para cada curso, orientações de estudo do professor, orientações e datas para entrega de trabalhos, secretaria para checagem da situação acadêmica, fórum de debates e discussões e um painel de perfil de todos os alunos para a função de tutoria.

Mais informações podem ser encontradas no site www.pecca.ufpr.br ou obtidas pelos telefones (41) 3350-5787 e 3350-5738.

Assinatura do Convênio
Foto: Isabel Liviski