Conselho Universitário faz moção de apoio à greve do servidores

Convocado pelo presidente do COUN, reitor Carlos Moreira Júnior, a pedido dos servidores técnico-administrativos em greve na UFPR, por meio do comando de greve liderado pelo SINDITEST, o Conselho Universitário dessa sexta, 15 de junho, tratou como pauta única a greve na instituição.

A situação na Universidade está sendo vivida por outras 42 instituições federais de ensino superior do País, que desde o dia 28 de maio passam por uma greve que reivindica vários pontos de uma pauta nacional. As principais são:

. Contra a PLP 01/2007

. Por negociação coletiva no Serviço Público

. Contra qualquer lei que restrinja o Direito de Greve

. Recursos para aprimoramento de carreira

. Recursos para o Plano de Saúde Complementar

. Contra a transformação dos Hospitais Universitários em Fundação Estatal

UFPR – Na UFPR a greve atinge diversas unidades – muitas estão efetivamente sem atividade, como os Restaurantes Universitários e a Central de Transportes; outras estão atendendo parcialmente, como é o caso da maioria das pró-reitorias. A greve também atinge o Hospital de Clínicas que de seus 3376 funcionários, 65 estão em greve (o que representa 2% do total de funcionários).

Moção de apoio – Durante toda a manhã da sexta foram apresentados aos conselheiros as conseqüências da greve para a UFPR e os pontos de reivindicação dos servidores técnico-administratios. Após as discussões, foi aprovado por unanimidade a moção que segue abaixo.

MOÇÃO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Paraná, instância máxima de deliberação desta Instituição, reunido em sessão extraordinária aos quinze dias do mês de junho de 2007, atendendo solicitação dos servidores técnico-administrativos desta Instituição, representados por seus conselheiros legitimamente eleitos, deliberou por unanimidade de seus membros, manifestar-se nos seguintes termos:

1 – Pela retirada do PLP 01/2007 que limita os gastos com funcionalismo público federal, impossibilitando reposição de salários e novos concursos públicos;

2 – Pela garantia do direito de greve, conforme estabelecido pela Constituição Federal e pelo direito à livre manifestação;

3 – Pelo custeio e implantação imediata de Plano de Assistência de Saúde aos Servidores;

4 – Pela autonomia da Universidade sobre o gerenciamento de seus Hospitais Universitários;

5 – Pela resolução dos impasses do PCCTAE; pela incorporação do VBC ao vencimento básico, paridade entre ativos e aposentados, instituição da progressão por mérito, com avaliação institucional e coletiva e não apenas individual e pelo pagamento retroativo desta progressão.

Outrossim, o Conselho Universitário afirma impolutamente o reconhecimento da legitimidade e justeza das reivindicações apresentadas pelos servidores técnico-administrativos desta veneranda Universidade, requerendo ainda à luz do estado democrático, o respeito ao direito constitucional dos trabalhadores dessa Instituição, engajados nos movimentos sociais participativos, que não devem nesse exercício ser alvo de constrangimentos ou penalizações.

Sala do Conselho Universitário, em 15 de junho de 2007.

Carlos Augusto Moreira Júnior

Presidente do COUN