Comunidade de Letras é contra cisão do curso

O Centro Acadêmico de Letras realizou um plebiscito no final de agosto para saber se a comunidade do curso gostaria de ver o curso dividido em dois: Lingüística, Letras Clássicas e Vernáculas permaneceriam com o currículo atual (curso de Letras) e as Línguas Estrangeiras Modernas formariam um curso novo, com ênfase em língua, literatura e cultura estrangeiras, isto tudo no âmbito da graduação.

O Plebiscito da Cisão foi a ferramenta escolhida pelo centro para avaliar qual seria o interesse da comunidade de Letras em ver acontecer esta mudança tão drástica, face a polêmica instalada em razão de um dos departamentos cogitar a mudança. Explicou o vice-presidente do Centro Acadêmico José Olivir de Freitas Junior: ‘A iniciativa se deu em razão de que um dos departamentos entendeu que a carga horária de Estrangeiras era insuficiente e tentou a mudança’.

Todos podiam votar e o voto era universal, sem distinção ou peso diferente para as três categorias. O resultado foi contra a cisão, com 79,2% dos votos. Do total de 936 pessoas (854 alunos, 78 professores e três técnicos administrativos), compareceram 256 votantes (218 alunos, 29 professores e dois técnicos). Os resultados: 36 a favor da cisão, 195 contra, 13 nulos e dois votos em branco. Esses resultados estão disponíveis no blog do Centro, no endereço http://calufpr.blogspot.com.

Fonte: Leticia Hoshiguti