Comissão de Assuntos Estratégicos apresenta o PDI 2007–2011 para diretores de setores

O objetivo foi acertar as últimas informações do documento que deverá ser aprovado na próxima reunião do COUN – Conselho Universitário, já agendada para o próximo dia 27 de março.

Uma exigência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o PDI traz instrumentos de gestão das instituições universitárias preconizados pelo MEC. Sua elaboração teve a participação dos diretores de setores, pró-reitores, coordenadores de pró-reitorias e diretores de unidades diretamente envolvidos com a gestão participativa na universidade. Ao todo foram mais de 600 horas de trabalho que resultaram no apontamento de 53 objetivos prioritários e 143 metas.

A apresentação foi feita pela vice-reitora da UFPR professora Márcia Helena Mendonça, abordando desde o perfil institucional da universidade até os mais diferentes aspectos da gestão administrativa, organização acadêmica, aspectos financeiros e orçamentários, avaliação e acompanhamento do desenvolvimento institucional, além das próprias metas e objetivos já com levantamento de prazos e custos para a concretização.

Entre as propostas apresentadas estão a modernização, revitalização e ampliação do sistema de informação e comunicação; a aprovação do PPI – Plano pedagógico Institucional ainda neste ano e já prevendo um aumento na oferta de cursos noturnos em pelo menos 20%; a expansão e consolidação das atividades de pesquisa com um incremento de cerca de 40% no número de grupos de pesquisa na universidade; a melhoria no relacionamento entre universidade e empresas; o fomento das atividades de extensão e cultura; a modernização da gestão com a implementação de uma base única de dados; além de vários outros objetivos envolvendo todas as áreas da instituição. Para isso é previsto um orçamento em torno de R$ 114 milhões ao longo dos cinco anos de duração do plano obtido com as emendas parlamentares e recursos vindos de outras fontes a exemplo da Fundação Araucária.

A versão final do PDI, com possíveis alterações sugeridas pelos participantes da apresentação na quarta-feira, será aprovada no COUN do próximo dia 27. Além da vice-reitora, compõem a Comissão de Assuntos Estratégicos responsável pela elaboração do Plano os professores Bernadete do Rocio Pieper, Dorly Buchi, Fernando Mezzadri e Paulo Yamamoto.

A reunião foi realizada na Sala dos Conselhos com diretores e vice-diretores de setores
Foto: Izabel Liviski

Fonte: Vivian de Albuquerque