Começam as obras do curso tecnológico em Aquicultura

Em janeiro foi dada a largada para a construção da sede do curso, numa área de frente para o mar, no Balneário Mirasol, na Praia de Leste, Município de Pontal do Paraná. O local foi escolhido pela qualidade da água do mar, já que as unidades serão abastecidas com água salgada para a realização de aulas práticas e experimentos durante o curso.

A primeira etapa das obras deve durar nove meses e será priorizada a construção de laboratórios, porque o curso exige muitas aulas práticas, explica a coordenadora, professora Érica Vidal. Em um único pavimento serão seis laboratórios; de microscopia, informática, piscicultura, cultivo de microalgas, de zooplâncton e cultivo de moluscos, além da biblioteca.

Os recursos de aproximadamente R$ 1,1 milhão para a construção da primeira etapa da obra são provenientes do Reuni, o programa de expansão de vagas das universidades federais, porque o curso foi criado dentro do programa. Em março chegam os alunos da segunda turma totalizando 60 estudantes. Atualmente o curso está sediado nas instalações do Centro de Estudos do Mar onde salas de aulas e para os novos professores foram adaptadas para receber o primeiro curso de tecnólogo do CEM, que oferece ainda o curso de Oceanografia.

Numa segunda etapa, de acordo com a coordenadora, serão construídos no novo local, os gabinetes para os professores e as salas de aulas. Além da infraestrutura, o curso ganhou outras melhorias neste começo de ano. Cinco novos professores e cinco técnicos aprovados em concurso já começaram a trabalhar para atender as necessidades do novo curso.

Início das obras od curso de Aquicultura

Obras do curso de Aquicultura

Início das obras