Combate à fome será um dos assuntos da IV Semana Acadêmica de Geografia

O Centro Acadêmico de Geografia promove entre os dias 19 e 25 de outubro, no campus Centro Politécnico, a IV Semana de Geografia com palestras e debates. Neste ano o evento tem como tema “O centenário de nascimento de Josué de Castro e a atualidade de sua obra –O desafio geográfico da fome”.

35 anos depois da morte do autor, a obra deixada por ele ainda é considerada atual pelos geógrafos, porque trata de assuntos como segurança alimentar,
bem como a recente proporção das políticas públicas compensatórias no Brasil. Os programas Bolsa-Família e Fome Zero podem ser considerados exemplos dessas compensações citadas por Josué de Castro.

De acordo com os organizadores da Semana, projetos como a transposição de águas do Rio São Francisco, que tem como justificativa o combate à fome, mostram que ainda “não conseguimos superar os desafios

apontados, há tantos anos, pelo médico e geógrafo.” Durante a semana os estudantes do curso de Graduação em Geografia também irão apresentar trabalhos. Informações e inscrições pelo site:http://www.cageo.ufpr.br/4semana.