Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Clube do livro iniciado no curso de História completa dois anos

Quem se aventura na leitura de histórias nunca está desacompanhado, ao longo da experiência o leitor cerca-se de personagens, torna-se confidente do protagonista, conhece heróis e vilões e percorre todo esse trajeto nas mais diversas companhias. Contudo, participar de um clube de pessoas que também se identificam com isso dá a oportunidade de discutir sobre o tema, abrir a mente e as ideias, compartilhar teorias e comungar de discussões pertinentes.

Esse foi o motivo da criação do Clube do Livro consagrado a Marcel Proust. De iniciativa de Marcella Lopes Guimarães, professora de História Medieval do Departamento de História da UFPR, o clube comemora dois anos de existência no dia 18 de setembro e, atualmente, tem seis participantes – dentre graduandos e doutorandos em História e em Letras e uma pós-doutoranda da UNESP.

Foto: Arquivo Pessoal

Marcella relata que o grupo nasceu em meio a conversas com os alunos de uma disciplina que ministrou na Pós-Graduação em História. “Era uma matéria dedicada à leitura de uma grande obra do filósofo Paul Ricoeur e, nas discussões, externei meu desejo de voltar à leitura de grandes narrativas e que adoraria fazer isso na boa companhia de pessoas com os mesmos interesses”. Foi assim que alunos se engajaram na ideia, divulgada também na graduação.

O Clube dedica-se à apreciação da obra “Em busca do tempo perdido”, do escritor Marcel Proust. A produção é constituída por sete volumes – quase quatro mil páginas na edição brasileira – e, de forma resumida, narra a vida de Marcel em sua trajetória para se tornar escritor. Nesses dois anos de existência, o grupo já leu cinco dos volumes e está começando agora o sexto e penúltimo.

Os encontros para discussão acontecem a cada duas ou três semanas e, normalmente, têm duração de uma hora. Ao final das reuniões, os integrantes decidem juntos quantas páginas lerão para o próximo debate. Os lugares variam entre universidade, parques, cafés ou até mesmo casas dos participantes.

Marcella conta que além da leitura dos livros em si, são estudados artigos sobre a história. “Nosso próximo encontro, por exemplo, vai ser para discutir duas pequenas obras sobre ‘Em busca do tempo perdido’. Trata-se de uma espécie de intervalo para aprofundarmos nossa compreensão juntos”.

Apesar de o foco do grupo estar centrado em uma produção específica, todo o repertório de leitura dos participantes comparece às reuniões. “Num dos encontros, por exemplo, um membro do grupo contou que estava lendo também a tetralogia de Elena Ferrante. Eu e mais um dos integrantes nos inspiramos e resolvemos lê-la também. Um completa o outro e desafia a ler cada vez mais”, lembra a professora.

Podem participar do clube todos os amantes da leitura. Atualmente, como o grupo encontra-se no sexto volume da obra, pode atrair aqueles que a deixaram pelo caminho e desejam retomar. Mas

Foto: Arquivo Pessoal

nada impede que interessados passem a frequentar os encontros para despertar o desejo pela leitura. Outra opção é ingressar no grupo em sua próxima etapa, que será dedicada a analisar a obra “A montanha mágica” de Thomas Mann. “Apoiamos-nos quando outros compromissos ou a correria da vida ameaçam nosso objetivo. Vemos mais coisas e chegamos mais longe pelo olhar do outro. Ler junto é um exercício de colaboração e de amizade”, explica Marcella.

De acordo com a criadora do clube o mais importante é fazer novos amigos e resgatar o hábito da leitura. “O clube me deu amigos, resgatou o Proust que eu havia deixado para trás, fez com que eu passasse a escrever mais, levou-me a outros autores que descobri em Proust e ampliou o alcance de minha leitura individual”, conta com gratidão.

Marcella tem um blog sobre literatura, onde aventura-se também na escrita. Confira.

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...