Ciclovida sugere adesão da comunidade universitária ao Dia Mundial Sem Carro

O Ciclovida, do Núcleo de Psicologia do Trânsito da UFPR, é parceiro de outras organizações que compõem o Movimento Arte Bicicleta Mobilidade e integra várias atividades que serão desenvolvidas durante todo dia. Haverá mobilização na Câmara de Vereadores, Ciclotáxi e a Marcha das Mil Bicicletas.

“Ganhe saúde, economize e ajude o Planeta”, foi a campanha realizada durante a semana passada pelo NPT/Ciclovida. Nesta segunda, a partir das 19 horas, no Auditório do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE), subsolo do Prédio Histórico da UFPR, Praça Santos Andrade, Belotto participa de palestra que finaliza na UFPR o ciclo de debates sobre mobilidade sustentável para a Curitiba. Ele apresentará os resultados do Desafio Intermodal realizado no início do mês em que vários modelos de transporte – carro, moto, ônibus, corredores, bicicletas e um cadeirante – percorreram um trajeto no horário do rush, por volta das 18 horas – e, pelo terceiro ano consecutivo, mostrou que a bicicleta é o meio de transporte mais eficiente.

Belotto sugere que todos deixem o carro na garagem nesta terça-feira. Será o dia em que milhares de cidades de todo o mundo estarão aderindo à iniciativa, que visa promover a reflexão sobre o transporte humano e a possibilidade de alternativas de mobilidade sustentáveis e de menos impacto ao ambiente.

Ciclotáxi – Das 9 às 18 horas estará fechado o trânsito de carros no anel central de Curitiba, envolvido pelas ruas Marechal Deodoro, Marechal Floriano, Praça Tiradentes, Riachuelo e Barão do Rio Branco. Nesse anel central, funcionarão cinco “ciclotáxis”, um dos quais conduzido por Belotto. São mini charretes puxadas por bicicletas – as ‘bike-chá’ – muito comuns em países como a China e a Índia. Irão funcionar como um “circular-centro”, ao preço de R$ 0,50 (cinquenta centavos) a corrida. Será uma experiência que Movimento pretende ofertar para a Prefeitura Municipal de Curitiba, como possibilidade de linha turística nos finais de semana.

Marcha – E a partir das 18h30 os ciclistas se unirão no pátio da Reitoria. A exemplo de anos anteriores, o Movimento pretende reunir mil bikes para uma grande manifestação.

Programação Dia Mundial Sem Carro

12 horas –
Mobilização – A partir das 12 horas, a concentração dos participantes será na Praça Santos Andrade, rumo à Câmara dos Vereadores.

16 horas – Vaga Viva,

Música para quem saiu da “bolha”, Ciclotáxi