CEPA participa de encontro internacional sobre o Caminho do Peabiru

Diretor do CEPA – Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da Universidade Federal do Paraná, o professor Igor Chmyz será um dos palestrantes do 1º Encontro Internacional e 2º Encontro Nacional dos Estudiosos do Caminho de Peabiru, que acontecem no Município de Pitanga – região central do Paraná – no próximo dia 17.

Chmyz abordará as percepções do CEPA sobre o caminho, resultados de mais de 30 anos de pesquisa em vários dos trechos da rota que comunicava o litoral Atlântico, passando pelo Paraná, ao Oceano Pacífico.

“O Caminho do Peabiru era uma rede de onde saiam vários troncos que iam para as regiões norte e sul. Nós percorremos um trecho existente no Município de Campina da Lagoa, próximo a Cascavel, e encontramos vários sítios arqueológicos da tradição Itararé, ligada aos índios Jê”, conta o professor. “Hoje, o caminho está quase que totalmente destruído pela prática agrícola, mas já há grupos usando trechos para passeios turístico-culturais.”

Os encontros em Pitanga estão sendo organizados pela UCP – Faculdades do Centro do Paraná. O telefone para informações é o (42) 3646-5555. O contato com o professor Igor Chmyz e com o CEPA pode ser feito pelo telefone (41) 3360-5123 ou através do e-mail cepa@ufpr.br.

Fonte: Vivian de Albuquerque