Centro de Apoio Científico em Desastres promoveu simulação de acidentes

O Centro de Apoio Científico em Desastres (Cenacid) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promoveu, no dia 10 de outubro, a primeira “Simulação de Acidentes na UFPR”, ação que integra as atividades da Semana Internacional de Redução de Desastres da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é estimular a prevenção de acidentes e desastres nas unidades da universidade.

A ação é pioneira entre as instituições de ensino superior e é conduzida por uma equipe premiada e reconhecida internacionalmente por dar suporte cientifico “quando é necessário para reduzir as perdas e sofrimentos da sociedade em desastres. Renato Lima, coordenador do centro, explica que a intenção da ação é “conhecer o processo perigoso, possibilitando avaliar o risco e agir a fim de evitar um desastre”.

A participação foi  aberta a todas as unidades da instituição, especialmente àquelas que estão mais sujeitas a acidentes, como as que utilizam substâncias inflamáveis, equipamentos eletrônicos especiais ou em grande quantidade, possibilidades de vazamentos, contaminação, colapsos, etc.

Atuando desde 2000, o Cenacid é uma entidade vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente. Interessados em saber mais sobre o trabalho do Cenacid podem acessar a página www.cenacid.ufpr.br ou entrar em contato pelo e-mail cenacid@ufpr.br.