Capes aprova dois milhões de reais em equipamentos para laboratórios da UFPR

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou ontem o edital Pró-Equipamentos Institucional. O resultado está disponível no site da coordenação – www.capes.gov.br. Foram contempladas 98 instituições de ensino superior, entre federais, estaduais e municipais, com um investimento de mais de R$ 60 milhões.

De acordo com o professor Edilson Sérgio Silveira, Coordenador Geral dos Programas de Pós-graduação ‘Stricto Sensu’, a UFPR conseguiu aprovar, assim como no ano de 2008, os dois milhões de reais solicitados. É o máximo que a UFPR poderia solicitar em função do número de programas de pós-graduação da instituição. Com as últimas aprovações dos projetos de cursos novos a UFPR possui 58 programas de pós-graduação ‘Stricto Sensu’.

O edital visa o apoio à aquisição de equipamentos de pequeno e médio portes destinados a laboratórios de pesquisa vinculados aos programas de pós-graduação recomendados pela Capes. Prioriza investimentos em equipamentos de laboratórios científicos e tecnológicos a serem compartilhados e de uso comum no desenvolvimento de projetos de pesquisa de uma mesma instituição e/ou de instituições vizinhas.

O projeto institucional da UFPR apoiará nove subprojetos que preveem a compra de equipamentos para diversos laboratórios dos programas de pós-graduação, que seguem a chamada “filosofia de equipamentos multiusuários”. O professor Edilson explica que através desta filosofia a universidade toda ganha, no sentido de otimização dos investimentos em equipamentos, permitindo o acesso de vários programas, os quais por conta própria não teriam condições de adquirir tais equipamentos. “Esperamos com isto um aumento na qualidade das pesquisas realizadas nos programas de pós e consequentemente uma melhor formação de nossos estudantes de mestrado e doutorado”, disse o coordenador.

Laboratório de pesquisa na UFPR
Foto: Leonardo Bettinelli