Autoridades do Japão foram homenageadas por professores do curso de Engenharia Florestal da UFPR

Em comemoração aos 50 anos do curso de Engenharia Florestal da UFPR e 40 da irmandade entre a Província de Hyogo no Japão e o Estado do Paraná, o diretor científico da Fundaçao de Pesquisas Florestais do Paraná, professor Dartagnan Baggio Emerenciano, em nome da parceria existente com a Itaipu Binacional Brasil Paraguai, entregou o diploma de honra ao mérito ao Governador de Hyogo, Toshizo Ido, pelos relevantes serviços prestados através do Instituto Hyogo, ensejando as festividades do Jubileu de Ouro do primeiro Curso de Engenharia Florestal do Brasil, fundado pela ONU e integrante dos cursos da Universidade Federal do Paraná.

O coordenador do curso de Engenharia Florestal da UFPR, professor Marcio Pereira da Rocha entregou ao governador a medalha do Jubileu de Ouro, pelas importantes contribuições realizadas através do convênio UFPR e Instituto Hyogo. Também recebeu as homenagens o Consul Geral do Japão em Curitiba, Noburo Yamaguchi.

Alem dos professores Dartagnan e Marcio, a mesa da solenidade foi composta pelo Governador Toshizo Ido, pelo Consul Geral do Japão em Curitiba, Noburo Yamaguchi, pelo deputado estadual Rui Hara e pelos professores do curso de Engenharia Florestal Setsuo Iwakiri, coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal da UFPR e Julio Eduardo Arce, chefe do Departamento de Ciências Florestais.

O Governador de Hyogo entregou homenagens a membros da comunidade japonesa no Paraná, com mais de 90 anos de idade, pelas ações de destaque e pelos relevantes serviços prestados.

Após uma breve apresentação e relato de atividades executadas nos últimos quatro anos, pelo professor Roberto Tuyoshi Hosokawa, do curso de Engenharia Florestal da UFPR, o governador Toshizo Ido, destacou a importância da cooperação existente com a UFPR, em especial, os trabalhos desenvolvidos na área florestal enfatizando a conclusão da primeira tese de pós doutorado do aluno Hiroyuki Yamamoto, do Japão, sobre Biomechanics of Wood Towards Utilization of Forest Biomass. Na mesma cooperação, professores da UFPR tiveram a oportunidade de realizar o doutoramento no Japão, entre eles Setsuo Iwakiri e Carlos Sanquetta.

O professor Dartagnan entregou ao governador e ao consul, trabalhos em DVD, executados em parceria entre o Instituto de Economia e Tecnologia Paraná- BR Instituto Hyogo JP, com a FUPEF e Itaipú. São:Vegetações Arbóreas de Ambientes Fluviais (Roberto T. Hosokawa, Roberto Rochadelli, Elizabeth S Hosokawa) e Noções sobre Sistema Aerodinâmico de Quebra-Ventos Fluviais (Roberto T. Hosokawa, Roberto Rochadelli, Elizabeth S Hosokawa, Edson G. Hosokawa).

entrega da homenagem

professor Dartagnan cumorimenta o governador da Província de Hyogo