Aula inaugural na UFPR Litoral discutiu a questão social no Brasil

Mais de 500 pessoas lotaram a tenda de atividades coletivas para ouvir o assistente social José Paulo Netto, professor titular da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A palestra foi seguida de debate sobre a questão social do país, tema que tem ampla repercussão, dentro e fora da UFPR Litoral, por ser uma temática instigante e presente no Mapa Curricular de todos os Cursos daquele campus.

A vice-reitora no exercício da Reitoria Márcia Helena Mendonça abriu a cerimônia, que contou com a presença de autoridades da UFPR e do Estado, entre elas o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Carlos do Rosário, o coordenador de Cursos de Pós Graduação Lato Sensu, Hamilton Costa Júnior, o representante da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Jairo Pacheco, e a coordenadora regional da Emater, Lizabeti Paupério, além do estudante de Serviço Social João Ferraz, representante paranaense na Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social.

A professora Márcia deu as boas vindas aos estudantes do Curso, ressaltando os avanços do Setor Litoral que vem agregando conquistas importantes para a comunidade acadêmica e para a comunidade do litoral paranaense. Destacou o desafio que a aprovação do referido curso de especialização representa para o Setor Litoral.

Na seqüência, a vice-reitora no exercício da reitoria foi homenageada pelos estudantes e professores do curso de graduação em Serviço Social e pela coordenação do curso de pós-graduação, em razão de seu empenho durante o processe de implantação do novo curso.

Somaram-se aos professores e alunos do novo Curso de Especialização e dos demais Cursos do Setor, estudantes vindos de várias Escolas de Serviço Social do estado do Paraná, professores das escolas públicas do litoral e profissionais de outras áreas de conhecimento. Todos interessados em assistir a palestra do professor José Paulo Netto.

O diretor do Setor do Litoral Valdo José Cavallet abriu os trabalhos da tarde apresentando o Projeto Político Pedagógico do Setor Litoral. Destacou a autonomia da UFPR para a execução de novas perspectivas pedagógicas que promovam maior democratização do saber e que ampliem a participação de docentes e estudantes em projetos sociais coletivos para que venham a contribuir no desenvolvimento sustentável do litoral.

Fonte: UAS