Atlas do transporte produzido pela UFPR já está à disposição

Uma ferramenta que contribuirá para o estudo e o melhoramento do transporte no Brasil. Ontem (20) à tarde, o Departamento de Transportes da UFPR, através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), lançou o Atlas Multimodal, um conjunto de mapas dos estados brasileiros que destaca as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Setor de Transportes, com ênfase na preservação ambiental.

O projeto foi desenvolvido através de uma solicitação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).

O objetivo do novo Atlas é possibilitar a previsão das obras de infraestrutura de transportes no Brasil, melhorando assim o planejamento e a gestão do setor, agregando desenvolvimento econômico e ações de conservação ambiental.

O Atlas mostra os empreendimentos previstos pelo PAC, entre eles rodovias, ferrovias, hidrovias e terminais hidroviários, em lâminas transparentes, que, quando sobrepostas aos mapas dos Estados, destacam a localização de cada obra e sua proximidade ou interferência em unidades de conservação e terras indígenas.

‘O primeiro item que nós consideramos durante a construção foi esse: se a obra está ou não prevista em alguma reserva ambiental’, esclarece a coordenadora setorial do ITTI, Gilza Blasi.

Mais fotos aqui

O reitor Zaki Akel Sobrinho destacou o papel social do Atlas, uma vez que um projeto ao sair de dentro da UFPR poderá ser benéfico para a comunidade. ‘A universidade coloca o seu potencial de construção do conhecimento a serviço da sociedade. O Atlas é um bom exemplo de como podemos avançar na infraestrutura, por exemplo’, acredita.

Além de estar presente em todas as bibliotecas da UFPR, o Atlas está disponível também na internet. A tiragem inicial foi de 800 cópias.

Ontem também foi anunciada a posse da nova diretoria do ITTI. Criado no fim de 2009 para prestar serviços técnicos especializados e promover o desenvolvimento tecnológico, agora o instituto sai de sua fase de estruturação.

‘Esse projeto simboliza o início da consolidação do ITTI. Existe a previsão de que bastante dinheiro seja investido em infraestrutura nos próximos anos, e nesse contexto o instituto surge como um instrumento para auxiliar na supervisão e na fiscalização dessas obras’, prevê o chefe do Departamento de Transportes, Roberto Gregório.

Exemplares impressos do Atlas
Foto: Rodrigo Juste Duarte