Associação dos Professores da UFPR comemora 50 anos de fundação

Para marcar a data e reunir todos aqueles que participaram

dessa história, será realizada uma cerimônia de confraternização na sede da Associação, às 19h, com coquetel e a apresentação musical com a banda Inove.

A cerimônia, organizada pelo Conselho de Representantes da entidade, reunirá os membros das 25 diretorias eleitas ao longo das cinco décadas de existência da APUFPR e os professores que, direta ou indiretamente, participaram da construção dessa história. Durante a confraternização, os participantes serão recepcionados pelo Grupo de MPB da UFPR e assistirão a um documentário produzido sobre a trajetória da entidade.

50 anos em defesa do ensino público

A Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná

(APUFPR-SSind) completa 50 anos de história no próximo dia 19 de dezembro. Fundada em 1960, a entidade surgiu com o objetivo de congregar e defender os interesses dos professores divididos em diversos cursos e

setores da UFPR.

Ao longo das suas cinco décadas de existência destacou-se por sua atuação incansável na defesa da qualidade e gratuidade do ensino, pesquisa e extensão realizados na Universidade. As diversas diretorias e professores que passaram pela Associação durante esses anos estiveram empenhados em fazer da UFPR não apenas um centro de formação de bons

graduados, mas, em especial, transformá-la em uma instituição

responsável por produzir conhecimento e profissionais comprometidos com as demandas sociais.

O movimento dos professores sempre lutou para que a educação fosse entendida e administrada como um elemento estratégico no desenvolvimento do país e com o compromisso de contribuir para resolver as desigualdades sociais que oprimem a maior parte da população. A educação em seus vários níveis está diretamente relacionada às políticas de desenvolvimento do país, por meio da produção de conhecimento e de aplicação de novas tecnologias.

O objetivo, entretanto, esteve em constante embate ao longo desses 50 anos. Nos primeiros anos de existência da APUFPR, passados sob a repressão do regime militar (1964 — 1985), a entidade foi um importe pólo aglutinador da luta pela redemocratização do Brasil e pela garantia de eleições diretas para a escolha do reitor na UFPR. A reivindicação, iniciada em 1979, foi assegurada apenas em 1985, quando Riad Salamuni se

torna o primeiro reitor democraticamente eleito da UFPR desde a ditadura.

Com o fim do regime militar, o desafio passa a ser a luta pela

manutenção dos índices de financiamento para as universidades em um período de intensa inflação. A APUFPR-SSind passa também a desempenhar um papel fundamental na luta pela gratuidade do ensino na UFPR e contra as propostas de reforma universitária que descaracterizassem a função

social da educação superior pública.

A contribuição da APUFPR na defesa da Universidade Federal do Paraná e na construção de um projeto de educação pautado pela qualidade, gratuidade e compromisso social da educação superior pública ressalta a importância de, neste mês de dezembro, resgatar a história da Associação e comemorar seu meio século de fundação.

Sede da APUFPR
Foto: Arquivo