Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Arte brasileira é destaque em nova exposição no MusA-UFPR

No ano em que completa quinze anos, o Museu de Arte da UFPR (MusA) oferece ao público a oportunidade de conhecer um retrato da arte brasileira por meio de uma seleção especial de obras de artistas relacionados à cena cultural paranaense do século XX e XXI, com sua primeira exposição de longa duração “Do óleo à resina: a diversidade plástica no Acervo MusA” .


Com abertura no dia 6 de abril, às 19h, a mostra conta com óleos sobre telas de Alfredo Andersen e Leonor Botteri, passando pelos mestres Guido Viaro e Theodoro De Bona em suas paisagens paranaenses a obras abstratas de Fernando Velloso, Arcangelo Ianelli, Mário Rubinski, Fernando Calderari e Anna Bella Geiger. Outras linguagens plásticas estão representadas nas obras de Newton Goto, Dulce Osinski, Raul Cruz, Paulo Bruscky, Elizabeth Titton e muitos outros.

Escultura contemporânea em madeira
Obra de Antônio Arney – Exposição “Do óleo à resina: a diversidade plástica no Acervo MusA” – Museu de Arte da UFPR

A curadoria da exposição é da museóloga da instituição Lidiane do Nascimento e contempla a diversidade do acervo, ressaltando a plasticidade de cada artista, segundo a curadora “uma exposição de longa-duração é uma demanda antiga do MusA, pois além de confirmar a missão da instituição museu que é preservar, pesquisar e difundir as artes plásticas, nos possibilitará realizar diversas ações de caráter educacional como visitas mediadas, mesas-redondas e oficinas”.

Escultura contemporânea - figura de um bode
Obra de Elvo Benito Damo – Exposição “Do óleo à resina: a diversidade plástica no Acervo MusA” – Museu de Arte da UFPR

Arte representada
A diversidade das obras expostas vai muito além do suporte em si, são técnicas, linguagens, estilos e temáticas que tornam o acervo único e singular. Uma singularidade capaz de trazer múltiplas referências, significados, apreciações e ressignificações, contando um pouco do desenvolvimento das artes plásticas no Brasil.
Um exemplo marcante é a obra “Composição em castanho” de Fernando Velloso, artista que marca uma importante transição no mundo das artes e seu reflexo no cenário curitibano no final da década de 50. O artista foi um dos responsáveis pelo Movimento Renovação de 1957, que convenceu artistas a retirarem suas obras do “Salão Paranaense”, importante prêmio de artes plásticas do Paraná, em protesto ao que denunciavam como “academicismo” dos organizadores. A obra exposta posteriormente ganhou a medalha de ouro em posterior edição do evento e pasosu a fazer parte do acervo da UFPR.
A mostra pretende aproximar o museu e o público dando oportunidade ao visitante em conhecer um pouco mais sobre a arte brasileira. Com ênfase aos artistas paranaenses que começaram a movimentar a cena das artes plásticas em Curitiba até linguagens mais contemporâneas que dialogam com o que é de mais atual na produção artística mundial.
Serviço

Exposição “Do óleo à resina: a diversidade plástica no Acervo MusA”
Abertura: 6 de abril de 2017 às 19h
Período da mostra: a exposição ficará aberta por tempo indeterminado
Local: Museu de Arte da UFPR (MusA) – Prédio Histórico da UFPR – Rua XV de novembro, 695, 1º andar, Centro  – Curitiba/PR
Visitação: De segunda a sexta das 09 às 18h.
Agendamento de visita educativa: (41)3310-2603 ou pelo e-mail: musa@ufpr.br
Entrada Gratuita

Cartaz de divulgação
Exposição “”Do óleo à resina: a diversidade plástica no Acervo MusA” – Museu de Arte da UFPR

 

Por Rodrigo Choinski

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...