Oficinas sobre sustentabilidade, em diversos locais da cidade, integram a programação do Elecs 2013

Agricultura urbana; Aplicação de fachadas vegetais em edificações; Horto Municipal; Usina reciclagem Pet; Jardins didáticos, Yoga no museu; Avaliação do ciclo de vida dos produtos; Aplicação de microcimento em painéis de MDF, pisos e paredes. Essas são algumas das oficinas ofertadas no Encontro Latino-Americano de Edificações e Comunidades Sustentáveis (Elecs 2013), que será realizado em Curitiba, de 21 a 24 deste mês. As atividades serão ministradas em diferentes locais da cidade (Museu do Jardim Botânico; campus Politécnico e salas de aula do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR; Escritório Verde da UTFPR; e Unicuritiba).

Também integra a programação do evento, que é coordenado pela UFPR, a palestra de Louis Becker, professor da Universidade de Aalborg e ganhador de diversos prêmios na área da arquitetura dinamarquesa e internacional. Ele proferirá palestra dia 22 deste mês, às 9 horas, no Centro de Eventos da Fiep/Cietep, Rua Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico.

Louis Becker proferirá palestra em 22 de outubro, no Centro de eventos Fiep/ Cietep - Foto: Reprodução

Redução do impacto ambiental

Cerca de 120 trabalhos e pesquisas desta edição 2013, que tem como tema “Repensar a cidade existente”, serão apresentados em vídeo. A opção por essa plataforma de exibição tem como objetivo reduzir o custo e o impacto ambiental gerados pela impressão de materiais (banners de lona e papel) que, muitas vezes, são utilizados somente no dia do evento. A introdução de novas mídias ─ vídeo ─ também tem como meta promover maior interatividade entre os participantes (estudantes, professores, profissionais e a população em geral interessada pela temática).

A comissão organizadora do Elecs 2013 é formada por professores do Programa de Pós-Graduação em Construção Civil da UFPR da UFPR. O comitê científico é coordenado pela professora Andrea Naguissa Yuba, mestre (UFRGS) e doutora na área de materiais mais sustentáveis. A lista completa das oficinas está disponível no site do evento www.elecs2013.ufpr.br/programacao/oficinas/.

Celsina Favorito