Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Alunos de especializações a distância têm primeiro encontro presencial

Os alunos dos cursos de especialização à distância em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde da UFPR tiveram seu primeiro encontro presencial no último sábado (13). Reunidos no auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, cerca de 400 pessoas, entre alunos e professores, puderam se conhecer, trocar vivências e receber algumas dicas de como melhorar seu desempenho nos estudos por EaD. Além de presença das cidades de Rio Negro, Colombo, Lapa e Paranaguá, o pólo de Foz do Iguaçu também participou por webconferência.

“Esta é uma oportunidade única para que esses estudantes também se sintam parte da UFPR. Por ser à distância, muitas vezes o aluno pode ter dificuldade de se inserir no ambiente acadêmico, mas esse tipo de encontro permite que ele visualize melhor seu papel dentro da instituição, reafirme seu compromisso ético com uma vaga pública”, explica a coordenadora de Integração de Educação a Distância (Cipead) da UFPR, Marineli Méier. Os três cursos são ofertados pela Universidade Aberta do Brasil de forma gratuita a servidores públicos ou do terceiro setor.

Para um dos organizadores do evento e coordenador da especialização em Gestão Pública Municipal, professor Glauco de Menezes, o encontro superou as expectativas tanto pelo número de participantes quanto pela receptividade dos alunos. “O pessoal lotou inclusive os corredores e ficou do início ao fim, participando, interessado mesmo. Isso é fundamental porque quando o aluno de EaD percebe a dimensão do curso e da sua universidade, quantas pessoas envolvidas, ele visualiza o tamanho de sua responsabilidade que, no caso do estudo a distância, deve ser ainda mais respeitada”, conta o professor.

Jordão Pereira, aluno de Gestão Pública pelo pólo de Colombo, foi um dos alunos presentes no encontro e confirma a importância da iniciativa logo no início do curso. “É muito interessante quando você vê as pessoas, vê que não está sozinho. Conheci inclusive outros colegas que estavam no mesmo curso, na mesma cidade, e estamos viabilizando a criação de um grupo de estudos. Dá ainda mais ânimo para continuar e se dedicar”, disse Pereira.

As especializações ainda têm previstos outros quatro encontros presenciais que, de acordo com Glauco de Menezes, devem ser realizados em outros pólos para ainda maior participação e integração. Cada curso tem duração de 15 meses, com carga horária total de 420 horas. Os alunos participantes do encontro fazem parte da terceira oferta de vagas.

Por Jaqueline Carrara

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...