Alunos da Federal participarão de campeonato mundial de Luta Olímpica

Dois alunos e um professor da Universidade Federal do Paraná foram classificados para participar do “Campeonato Mundial de Luta –Greco-Romana, Luta Livre e Luta Feminina”, em Budapeste, Hungria, que acontecerá entre os dias 26 de setembro a 2 de outubro. Os atletas também disputarão o “V Circuito Sul Americano 2005 – Luta Livre e Luta Feminina” – Chile, Argentina e Brasil, no mês de outubro, dias 14, 15, 29 e 30.

Fioravante Guerino, campeão greco-romano (ex-aluno de Engenharia Civil), Regiane Kowolski, medalha de bronze de Luta Feminina (aluna do curso de Educação Física) e Augusto Mancini, medalha de bronze de Luta Livre (professor de Educação Física) foram classificados no XIV Campeonato Brasileiro de Luta de Mato Grosso do Sul, em setembro. O treinamento nas modalidades esportivas de Lutas Olímpica, Greco-Romana, Livre e Feminina faz parte do Projeto de Extensão “Treinamento em Luta Olímpica” do Departamento de Educação Física da UFPR, coordenado pelo professor Sérgio Luiz Carlos dos Santos. O objetivo da iniciativa é possibilitar o aperfeiçoamento dos atletas para representarem a Universidade em torneios nacionais, estaduais e internacionais.

Santos ainda está à frente do projeto Gralha Azul, sediado no CED – Centro de Educação Física da UFPR, direcionado a crianças em situação de risco social que estudam em escolas públicas – 5ª a 8ª séries. Tendo como meta principal a educação pelo esporte, o programa compreende treinamentos em Atletismo, Natação, Ginástica e Luta Olímpica. Paralelamente também trabalha as Artes Cênicas, reforço escolar e línguas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3360-4325 (Luta Olímpica) e 3361-3342 (Projeto Gralha Azul).

Fonte: Sônia Loyola