Aluno da UFPR é um dos premiados no Concurso de Iniciação Científica do CNPq

Tiago, estudante do 8º período do curso de História, é bolsista do PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. “Soube do resultado da premiação na noite do dia 26 de setembro, lembra. Participaram dessa 5a edição do concurso 107 instituições com 142 projetos em três áreas: Ciências da Vida, Exatas, da Terra, Humanas, Sociais, Letras e Artes e Engenharias”, explicou o aluno.

O prêmio – Tiago receberá o prêmio – uma bolsa de mestrado no valor de R$ 3.600,00, em Brasília no dia 2 de outubro, oportunidade em que também apresentará seu trabalho. A iniciativa é uma forma de reconhecer os trabalhos de destaque entre os bolsistas do CNPq e às instituições que participam do PIBIC contribuindo de forma significativa para o sucesso dos objetivos do Programa.

O projeto – “Objeto de pesquisa de 2005 a 2006 pela bolsa UFPR/Tesouro Nacional e de 2006 a 2007 pelo PIBIC/CNPq o projeto constitui um “Estudo Metodológico de Relatos de Viagem no Iluminismo Português”, destaca Tiago. Os orientadores são os professores do Departamento de História da UFPR, José Roberto Braga Portela e Magnus Roberto de Melo Pereira.

Iluminismo – Durante o iluminismo português – século XVIII, aconteceram várias viagens de caráter científico promovidas pela Coroa Portuguesa com a finalidade de tornar conhecidas as possibilidades econômicas das colônias portuguesas localizadas na África, Ásia e América do Sul. Uma das características dessas empreitadas realizadas por naturalistas é que o trajeto era percorrido através dos sertões do Brasil.

“Durante o tempo em que permaneciam em trânsito os viajantes escreviam diários e memórias de suas aventuras, sempre voltadas à descoberta de produtos naturais. Essas expedições ficaram conhecidas, ao longo da História, como viagens filosóficas que geralmente eram realizadas por brasileiros que estudavam em Portugal”, reflete Tiago.

Trabalho – A pesquisa está sendo feita no CEDOPE – Centro de Documentação, Pesquisa dos Domínios Ultramarinos Portugueses, localizado no Departamento de História da UFPR.

Tiago Bonato

Fonte: Sônia Loyola