Alfabetização e linguagem escrita para necessidades especiais são temas de curso na UFPR

A UFPR promove a partir desta terça-feira, 28 de abril, um curso sobre alfabetização e aquisição da linguagem escrita, voltado principalmente aos professores que trabalham com alunos que tenham dificuldades de aprendizagem por necessidades educativas especiais. O curso será teórico e prático e trabalhará aspectos de enriquecimento curricular, colocando em discussão formas e instrumentos para os professores trabalharem as dificuldades de aprendizagem dos estudantes.

O coordenador da formação, Fernando Mendonça, comenta que os professores lidam com os mais diversos tipos de necessidades especiais. São casos de alunos que vêm dos ciclos de aprovação com sérios déficits de linguagem, muitas vezes não sabendo escrever corretamente com trocas, omissões e distorções ou leitura insuficiente, em que o aluno não compreende o que lê. Na outra ponta, o desafio desses professores é lidar com os estudantes superdotados, cujo potencial precisa ser considerado para um processo educativo que atenda melhor suas necessidades. São dificuldades para os docentes que quase não são abordadas no âmbito de sua formação, daí a oportunidade que o curso ofertado significa.

Fernando Mendonça é fonoaudiólogo do NAPNE e o curso – ofertado pela Coordenadoria de Estudos e Pesquisas Inovadoras na Graduação, da PROGRAD, terá dois módulos, o primeiro com carga horária de 20 horas, será ministrado nos meses de abril e maio. O segundo módulo será realizado nos meses de agosto e setembro.

A aula inicial será realizada terça-feira, 28 de abril, no Auditório da PROGRAD, a partir das 13h30. Serão desenvolvidos conhecimentos básicos sobre o processo de apropriação da linguagem e suas implicações para o processo escolar. Também serão discutidos conceitos sobre linguagem escrita, alfabetização e aprendizagem no contexto das práticas escolares. Além disso, o curso buscará apresentar ou discutir formas de atuação pedagógica com alunos em processo de apropriação da linguagem escrita. Assim, os diferentes aspectos da relação linguagem, pensamento e aprendizagem estarão norteando a discussão ao longo destas aulas.

Serviço:

Curso “Alfabetização e aquisição da linguagem escrita: aspectos a considerar no enriquecimento curricular e nas dificuldades de aprendizagem”

Inscrições: Devem ser feitas pessoalmente, na Praça Santos Andrade 50 – subsolo do Prédio Histórico da UFPR.

Informaçõs: 3310-2698 e 3310 2659

Promoção: PROGRAD /CEPIGRAD

Curso oferece subsídios na área de aprendizagem e alfabetização
Foto: Izabel Liviski