Precisa de Ajuda?

Acesso ao SEI para estudantes

Em primeiro lugar, é necessário ter acesso ao e-mail da UFPR. Para tanto, visite https://office.com e faça login com seu e-mail completo e a senha relativa ao seu e-mail. Caso não consiga acessar ou a senha esteja inválida, então, acesse https://sistemas.ufpr.br/ e clique em “recuperar senha”. Digite seu login – que é o seu e-mail sem o “@ufpr.br” – bem como seu CPF e o captcha e então clique em “enviar”. Uma nova senha será enviada ao e-mail alternativo. A senha poderá ser encaminhada para a caixa de spam ou lixeira, portanto, verifique estas caixas também. Após receber a senha, retorne às instruções no começo do parágrafo.

Uma vez que você tenha acesso ao seu e-mail, então é hora de recuperar a senha do SEI. Para tanto, acesse https://sei.ufpr.br/externo e clique em “esqueci minha senha”. Na tela seguinte, digite seu e-mail inteiro da ufpr (não esquecendo do “@ufpr.br” no final). O SEI gerará uma nova senha e encaminhará para o seu e-mail da UFPR.  Após este processo, acesse o Office, faça login com o e-mail e senha e, uma vez dentro do Office, acesse o Outlook. Existirá na sua caixa de entrada um e-mail com a nova senha do SEI – tal senha é de acesso apenas ao SEI.

Retorne, então, ao SEI externo – o link informado no parágrafo anterior – e entre com seu endereço de e-mail da UFPR inteiro e a senha recebida no seu e-mail. A mesma senha será usada para fazer a assinatura dos devidos documentos.

Em ambos os casos – tanto na senha do e-mail quanto na senha do SEI – verifique se as letras estão sendo digitadas de acordo com o recebido, respeitando-se maiúsculas e minúsculas – lembrando que celulares tem problema de colocar a primeira letra em maiúscula, então, se a primeira letra da senha for minúscula tal ação poderá retornar erro. Se a senha estiver sendo copiada e colada, então atente-se para não copiar espaços em branco no começo ou no final da senha, pois estes espaços também provocarão erros.

Acesso remoto

Acesse o Guia para acesso remoto via OpenVPN

Acesse o Guia para acesso remoto via OpenVPN – para Linux

Acesse o Guia para acesso remoto – VPN via FORTIGATE – para Windows

Acesse o Guia para acesso remoto – VPN via FORTIGATE – para Mac OS

E-mail
Não sei/não lembro meu e-mail @ufpr. O que fazer?

Você deve entrar em contato com a Central de Suporte e Atendimento em TIC (CSA) informando:

☛ CPF

☛ Usuário UFPR (login de e-mail), SE SOUBER

☛ E-mail alternativo a ser vinculado (para recuperação de senha)

Como criar um e-mail institucional individual?
  1. Acesse o Portal de Sistemas
  2. Abaixo das credenciais de acesso ao portal, clique em Solicitar e-mail @ufpr;
  3. Leia atentamente as instruções, preencha o solicitado e clique em “Enviar“.
  4. Na próxima tela, faça como no passo 3, lendo atentamente, preenchendo e clicando em “Enviar“.
  5. A senha deverá ter entre 8 e 12 caracteres, deverá conter letras maiúscula, minúsculas, números e símbolos (destas 4 exigências, devem ser satisfeitas ao menos 3) e não poderá conter partes do nome ou do login, data de nascimento, nem letras e números em sequência, ainda que reversa.
  6. Após o procedimento acima, o e-mail será criado e estará completamente funcional após 24 horas.
Como incluir e/ou alterar meu e-mail alternativo?

e-mail alternativo é utilizado para a recuperação de senha do e-mail @ufpr, ou quando o usuário solicita alteração de senha Portal de Sistemas.

Quando houver a necessidade de substituir o e-mail alternativo cadastrado em nossos sistemas, o usuário deverá abrir um chamado

Como alterar/recuperar a senha do meu e-mail?
  1. Acesse o Portal de Sistemas
  2. Abaixo das credenciais de acesso ao portal, clique em Recuperar sua senha;
  3. Leia atentamente as instruções, preencha o solicitado e clique em “Enviar“.
Como criar um e-mail institucional departamental?
  • Acesse o Portal de Sistemas com as credenciais do seu e-mail (sem o @ufpr.br)
  • No menu lateral esquerdo, clique em Meu Perfil, e em seguida, Solicitar E-mail Departamental

Será apresentada a tela abaixo. Basta preencher os dados e clicar em Solicitar.

Como transferir responsabilidade de e-mail institucional departamental?

Para solicitar a transferência de responsabilidade de e-mail institucional departamental, o atual responsável deverá abrir um chamado.

Como desativar/inativar um e-mail institucional departamental?

O usuário responsável pelo e-mail departamental deverá abrir um chamado.

Como solicitar e-mail para pessoas com vínculo externo?

Havendo documentação que comprove vínculo com a UFPR, é possível realizar o cadastro para a disponibilização de e-mail institucional para pessoas externas. Essa solicitação deve ser efetuada pela unidade responsável pelo vínculo, abrindo um chamado com as seguintes informações:

CPF, nome civil completo, nome social completo (quando se aplica), data de nascimento, cidade de nascimento, endereço completo, nome completo da mãe, estado civil, órgão ou unidade de vínculo, data final do vínculo, diploma legal (documento formal de comprovação do vínculo).

Ao receber esse chamado, a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA) deverá conferir se o documento de comprovação de vínculo foi anexada e encaminhar o chamado para a Coordenadoria de Software e Gestão de Dados (CSGD) realizar o cadastro na base de dados e concluir o chamado informando ao solicitante sobre a conclusão do cadastro.

Após a confirmação do cadastro, a pessoa externa deverá acessar o Portal de Sistemas  e clicar no link “Solicitar E-mail @ufpr” e preencher os dados solicitados – seguindo corretamente as orientações em tela.

Caso ocorra algum problema ou erro durante o processo, o mesmo deverá ser reportado (se possível com print de tela) via chamado pelo responsável pelo vínculo da pessoa externa.

Como acessar o SIGA como usuário externo?
  1. Acesse o Portal de Sistemas
  2. Clique em “Acesso Externo – SIGA
Como acessar a rede sem fio (Wi-Fi) da UFPR?

A UFPR disponibiliza acesso a rede sem fio (Wi-fi) de duas maneiras:

Rede EDUROAM

Eduroam (do inglês education roaming) é uma rede de serviços – presente em mais de 80 países – que visa oferecer acesso à internet sem fio aos estudantes, pesquisadores, professores e servidores das instituições cadastradas em todo o mundo, sem a necessidade de múltiplos logins e senhas, formando assim uma rede de confiança global. Abaixo listamos os manuais para a configuração única em computadores e em smartphones – basta clicar sobre o título para acessar o documento.
Manual para Android
Manual para Smartphone Apple (iPhone)
Manual para Windows 10
Manual para Windows 7 ou 8
Manual para Linux (Ubuntu)

Como solicitar instalação e/ou manutenção de rede cabeada?

Para solicitar o serviço de rede cabeada o usuário deverá abrir um chamado.

Se por algum motivo não conseguir abrir o chamado, entre em contato com a Central de Serviços e Atendimento em TIC (CSA), por e-mail e/ou chat no Teams: suporte@ufpr.br (de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h).

Como solicitar suporte ou suprimentos para impressora RICOH?

Para quaisquer problemas/solicitação de suprimentos relacionados às impressoras RICOH é necessário seguir o procedimento de abertura de chamado, conforme descrito abaixo:

  1. Acessar o sistema Chamados
  2. No menu de serviços, selecione Impressoras e preencha o formulário com os dados da solicitação

O sistema irá gerar um número de chamado para você acompanhar o atendimento.

Como obter informações sobre os processos de contratação de TIC?

Clique aqui para acompanhar o planejamento de contratação das principais soluções de TIC realizado pela AGTIC

Serviços de eleição on-line
Como solicitar o serviço de eleição online?

1 – No SEI, abra um processo do tipo AGTIC: Solicitação de Serviço de Eleição e inclua o documento AGTIC: Solicitação de Serviço de Eleição

2 – Leia atentamente as instruções do documento e o preencha conforme orientado; 

3 – Envie o processo para PROPLAD/AGTIC/CSI, com no mínimo 15 dias de antecedência da data de realização da eleição. 

ATENÇÃO: A AGTIC informa que não oferece esse serviço para Centros Acadêmicos, uma vez que o sistema instalado na UFPR permite acesso somente para técnicos-administrativos e docentes.

Existe uma versão de acesso público, cujo contexto de execução e suporte NÃO É OFERTADA PELA AGTIC. Para acessar a versão pública, clique aqui.

Para saber mais sobre o serviço, acesse https://ufpr.br/agtic/servicos-de-tic/

Para solicitar a criação de um site (subdomínio), é necessário abrir um chamado,  conforme descrito abaixo:

  1. Acesse o sistema Chamados e faça login com suas credenciais de e-mail (sem o @ufpr);
  2. No menu lateral esquerdo, selecione a opção Serviços;
  3. Em “Categorias“, escolha Sistemas e Sites e clique em Sites;
  4. O sistema irá apresentar, à direita, as opções para criação ou manutenção – escolha Gestão de Sites UFPR;
  5. Preencha o formulário com as informações solicitadas, e, por fim, clique no botão Enviar.

O sistema irá gerar um número de chamado para você acompanhar o atendimento.

Como solicitar a criação de um site (serviço de subdomínio)?

Para solicitar a criação de um subdomínio, é necessário abrir um chamado, , conforme descrito abaixo:

  1. Acessar o sistema Chamados e faça login com suas credenciais de e-mail (sem o @ufpr);
  2. No menu lateral esquerdo, selecione a opção Serviços;
  3. Em “Categorias“, escolha Sistemas e Sites e clique em Sites;
  4. O sistema irá apresentar, à direita, as opções para criação ou manutenção – escolha Gestão de Sites UFPR;
  5. Preencha o formulário com as informações solicitadas, e, por fim, clique no botão Enviar.

O sistema irá gerar um número de chamado para você acompanhar o atendimento.

Antivírus institucional

Tutorial de instalação para sistema operacional Windows

Tutorial de instalação para sistema operacional Linux

Tutorial de instalação para sistema operacional Mac

Quais os procedimentos básicos para a restauração do Sistema Operacional Windows?

O vídeo abaixo visa orientar procedimentos básicos de restauração do sistema operacional Windows ☛ATENÇÃO: Após a instalação é necessário a verificação do status da atualização do sistema para garantir a segurança do equipamento.

Configurações e Segurança
Como ativar/bloquear pop-up do navegador?

Cada navegador apresenta em suas configurações avançadas a opção de bloquear ou liberar pop-up.

Listamos abaixo os procedimentos para os navegadores mais utilizados.

Google Chrome

No canto superior direito, localize o menu Personalizar e controlar o Google Chrome

Clique e selecione Configurações

Em configurações, no menu à esquerda, escolha Privacidade e Segurança

Em Privacidade e Segurança, escolha Configurações do Site

Localize e selecione Pop-ups e redirecionamentos 

Selecione a chave que bloqueia ou libera os pop-ups.

Firefox

No canto superior direito, localize Abrir menu do aplicativo e clique para acessar

No menu apresentado, localize e selecione Opções

Será apresentada a tela de Opções. No menu lateral esquerdo, selecione Privacidade e Segurança

Localize Permissões e marque a caixa Bloquear janelas popup

Microsoft Edge

No canto superior direito, localize o menu Configurações e mais

Clique e selecione Configurações

Será apresentada a janela de Configurações. No menu lateral esquerdo, localize e selecione Cookies e permissões de site

Localize e selecione Pop-ups e redirecionamentos

Selecione a chave que bloqueia ou libera os pop-ups.

Como ativar/bloquear notificações no computador?

Para usuários do sistema Windows, a configuração para exibição de notificações pode ser configurada conforme segue: 1 – Para acessar o painel de notificações, clique no ícone de notificações localizado no canto inferior esquerdo

Clique e selecione Gerenciar configurações

Será apresentada a janela de configurações de Notificações e ações. Para desativar totalmente as notificações do Windows, deixe a chave de notificações com o status Desativado

Se preferir manter algumas notificações ativas, você pode selecionar quais os aplicativos e sistemas poderão enviar notificações. Para isso, deixe a chave de notificações com o status Ativado, e deslize o mouse para baixo para localizar os aplicativos que deseja ativar/desativar notificações.

Como proceder para enviar um computador para manutenção?

Para solicitar a manutenção de equipamentos, você deve abrir um chamado na Intranet seguindo as orientações abaixo:

  1. Acesse o sistema Chamados e faça login com suas credenciais de e-mail
  2. No menu de categorias, escolha Rede/Manutenção de equipamentos e clique em “Manutenção de Equipamentos de TIC”
  3. Selecione a unidade para a qual o equipamento será enviado
  4. Preencha os demais campos do formulário e clique em “Enviar”

Não esqueça de informar todos os dados solicitados nas Instruções (que aparecerão quando você selecionar o tipo de serviço).

O sistema emitirá um número de chamado para que você possa acompanhar o andamento do atendimento, e você também será notificado por e-mail sempre que houver alguma atualização.