Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Ações do Festival de Inverno já iniciaram em Antonina

Reunião sobre o Festival de Inverno em Antonina
Reunião sobre o Festival de Inverno em Antonina
Desde o início do ano, a cidade de Antonina, no litoral do Paraná, já vive o clima do “Festival de Inverno da UFPR”. Com a proposta de agregar valores à comunidade, representantes da Coordenadoria de Cultura estiveram por duas vezes visitando a localidade. A primeira das visitas foi no início do mês de março e a segunda foi realizada na primeira semana de abril.

Para esta oportunidade estavam agendadas três reuniões em Antonina: uma na Secretaria Municipal da Educação, reunindo docentes do Ensino Fundamental. Os outros encontros reuniram, no Arquivo Municipal, docentes do Ensino Médio das escolas estaduais e representantes da comunidade e de órgãos administrativos. Representaram a UFPR na oportunidade, a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Deise Cristina de Lima Picanço; o coordenador de Cultura, professor Ronaldo de Oliveira Corrêa e a coordenadora de espetáculos, Patrícia Salles. O “25º Festival de Inverno da UFPR em Antonina” será realizado no período de 11 a 18 de julho.

Educação – Com relação ao segmento educacional, a presença da universidade tem o objetivo de continuar o processo formativo, iniciado em 2014, com os professores do ensino Fundamental e Médio. Nessa perspectiva, as oficinas formativas destinadas aos docentes têm a intenção de viabilizar melhoramentos nas várias áreas do ensino, partindo da Cultura e da Arte. Por meio deste eixo extensionista, a UFPR pretende estender as ações do festival para a realidade socioeconômica da população.

Propostas – As demandas educacionais das escolas são conteúdos importantes, levados em conta para a elaboração das atividades. A universidade também tem outras idéias: por exemplo, para este ano, propôs aos educadores as rodas de leitura e a “contação de histórias”. Por outro lado, os professores apontaram, como um dos tópicos a serem trabalhados com os alunos, o resgate da memória histórica de Antonina – município que recebeu o reconhecimento de Patrimônio Histórico e Paisagístico de interesse nacional. A atuação da UFPR junto aos professores das redes estadual e municipal é um processo que se prolonga até depois do festival.

Espetáculos – Já com a comunidade e os membros das secretarias municipais de Cultura e Turismo, uma das preocupações dos organizadores do evento se refere à oferta de parcerias, estas podem ser efetivadas com as apresentações dos artistas da cidade.

Mosaico – Em sua vigésima quinta edição, o evento forma num grande mosaico, onde pessoas comuns e atores se misturam trocando experiências; contando lendas e mostrando o melhor de tudo. Portanto, este tecido humano e social é o principal protagonista de um grande espetáculo de diálogo, cores, movimento e inteligência criativa, realizado todos os anos, neste “lugar” chamado festival.

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...