Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Atividades circenses na Siepe

Bem-vindos ao fascinante mundo dos malabares. Preste muita atenção porque as atividades que lhes apresentaremos podem se converter em um recurso muito útil de reaproveitamento de materiais alternativos e inclusive podem ser aplicados em outras situações de tempo livre. Você faz o show!!! Foi assim que os professores Sérgio Roberto Abrahão e Tácito Pessoa de Souza Júnior “venderam” a oficina ministrada na tarde desta quinta-feira na 4ª. Semana de Ensino Pesquisa e Extensão.
E a venda deu certo: sala repleta de participantes, todos interessados em aprender, interagir, praticar um pouco dos malabarismos básicos ensinados pelos professores e estudantes participantes de projeto de extensão que trabalha a atividade circense no Departamento de Educação Física. “Estamos aqui para mostrar um pouco do circo, a alegria e o despojamento dos participantes que não precisam ter medo de errar”, disse Sérgio. A diversão rolou solta entre bolas, malabares e arcos. Aos interessados em aprender o nível intermediário e avançado, o professor deixou o convite: todos os dias, das 14h30 às 17 horas a equipe trabalha o projeto circo novo, que não tem a presença de animais.

A oficina de Atividades Circenses foi ofertada na programação Siepe junto com várias outras da área de extensão e ensino. Entre as mais procuradas, a de produção de materiais de apoio para a contação e dramatização de histórias. Foi ofertada pela pedagoga do Setor Litoral Rosangela Valachinski Gandin, que coordena o projeto Mundo Mágico da Leitura naquele Setor. A produção de materiais visuais para incrementar a contação de histórias, é uma das vertentes do projeto e ofertá-la na Siepe foi oportunidade para mostrar a interdisciplinaridade entre as áreas de ensino e artes. Para Gleisse Garcia, aluna do 3º ano do curso de Licenciatura em Artes do Setor Litoral, a oficina mostrou o “milagre do professor”: transformar materiais de baixo custo em elementos visuais para estimular os alunos a lerem e a entenderem mais sobre autores, livros e histórias.

O desenvolvimento de materiais para uso em sala de aula também foi objeto da oficina Jogos para o ensino de matemática. Ministrada por bolsistas do projeto Licenciar, a oficina mostrou aos participantes como desenvolver jogos e a forma de utilizá-los para o ensino de crianças entre quatro e cinco anos de idade. A oficina é fruto do conhecimento produzido em pesquisa de materiais para o ensino de matemática desenvolvidos pelos alunos e testados na pré-escola Pipa Encantada do Hospital de Clínicas. Os participantes encarnaram o papel dos pequenos aventurando-se nos jogos. Saíram com boas ideias para multiplicar.

Promovidas com o intuito de disponibilizar na Siepe uma modalidade de apresentação de trabalho, as oficinas representam essencialmente a vivência de uma atividade prática. Nesta 4ª Siepe foram ofertadas dez oficinas de extensão, no 11º Enec; e outras 19 oficinas no 11º Enaf.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...