Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Setor de Ciências Agrárias comemora 44 anos nesta terça-feira, dia 3

Setor de Ciências Agrárias (foto Rodrigo J. Duarte)

Uma solenidade nesta terça-feira, 3 de outubro, vai marcar a comemoração dos 44 anos do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná. Com a presença do reitor Ricardo Marcelo Fonseca, do diretor do setor, professor Amadeu Bona Filho e de autoridades universitárias, o evento será no auditório do Setor de Agrárias (Rua dos Funcionários, 1540, Cabral), a partir das 11 horas.

Um dos momentos especiais da solenidade será a inauguração da Galeria dos Ex-Diretores, uma forma de homenagear os professores que fizeram do setor uma referência em qualidade de ensino, pesquisa e extensão. “Queremos fazer uma homenagem à comunidade universitária.  Por meio dos diretores e vice-diretores do Setor, a direção do Setor de Ciências Agrárias agradece o comprometimento de docentes, estudantes e técnicos administrativos para fazer da UFPR uma universidade a cada dia melhor”, diz o professor Bona.

História

A Universidade Federal do Paraná passou por uma revolução administrativa em 1973. Foram extintas todas as escolas e faculdades e criados órgãos centrais de administração denominados Setores, agrupando atividades afins. Foi assim que surgiu em setembro de 1973 o Setor de Ciências Agrárias, reunindo os cursos de graduação em Agronomia, Medicina Veterinária e Engenharia Florestal. Contava, naquela época, com seis departamentos: Medicina Veterinária; Engenharia e Tecnologia Rurais; Zootecnia, Fitotecnia e Fitossanitarismo; Silvicultura e Manejo; Economia Rural e Extensão.

Hoje, o Setor de Ciências Agrárias abriga os cursos de graduação de Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Industrial Madeireira, Zootecnia e Medicina Veterinária. Conta com 150 professores que lecionam para 1400 alunos. Oferece mestrados e doutorados em Ciências do Solo, Produção Vegetal, Ciências Veterinárias, Engenharia Florestal e Zootecnia, além de dezenas de cursos de especialização através do PECCA – Programa de Educação Continuada em Ciências Agrárias. Também conta com estações experimentais para aulas de campo, como a Fazenda do Canguiri, localizada na região metropolitana de Curitiba.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
Atenção: o prazo para inscrição foi prorrogado até as 23h59 do dia 01 de maio O Núcleo de Idiomas (Nucli...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...