Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Portal da Memória e concurso de ensaios abrem celebrações dos 80 anos do Setor de Humanas

 

A construção do Edifício D. Pedro I, que abriga o Setor de Ciências Humanas. Imagem: SCH.

O Setor de Ciências Humanas da UFPR lançou um portal para preservar a memória da unidade, que completará 80 anos em 26 de fevereiro de 2018. A programação antecipada de aniversário também inclui um concurso de ensaios, que está com inscrições abertas até 26 de setembro.

O portal Memória do Setor de Humanas reúne imagens e textos sobre a história da unidade, que teve origem na  Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, fundada em 1938.  Qualquer pessoa que possua textos já publicados sobre o setor pode incluí-lo no novo portal, entrando em contato pelo e-mail: fernandamatos@ufpr.br.

O concurso de ensaios foi lançado em fevereiro, com o objetivo de estimular a a pesquisa sobre a história do Setor de Ciências Humanas.  O setor publicará até 10 ensaios em livro. Os demais serão publicados no portal da unidade o SCH. As inscrições para o concurso podem ser feitas no endereço: sch80anos@ufpr.br.

De acordo com a diretora do setor, professora-doutora Ligia Negri, a programação para os festejos dos 80 anos ainda está sendo organizada por uma comissão especialmente formada com este fim e será divulgada provavelmente em setembro. “A semana terá debates, conferências, apresentações artísticas e várias outras atividades”, diz Ligia, que tem como vice-diretor o professor-doutor Rodrigo Rodriguez Tavares.

A história

O setor tem origem na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), fundada em 1938 por um grupo de intelectuais que queriam inovar a Educação no Paraná. Seu objetivo era ofertar uma formação superior e especializada aos que pretendiam atuar no magistério.

Começaram com Matemática, Física, Química, História Natural, Geografia e História e Ciências Sociais (Seção de Ciências); Filosofia (Seção de Filosofia); Letras Clássicas; Letras Neolatinas e Letras Anglo-Germânicas (Seção de Letras) e Pedagogia (Seção de Pedagogia do Instituto Superior de Educação, anexo à FFCL).

Com a implantação da reforma universitária, entre 1965 e 1969, a UFPR se estruturou em Institutos e Faculdades. Com isso, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras foi desmembrada e substituída pelo Instituto de Ciências Humanas, que abrangia as áreas de Comunicação Social e Ciências Sociais; História; Antropologia; Filosofia e Biblioteconomia e pelo Instituto de Letras.

Já os cursos de Matemática, Física, Química, História Natural e Geografia –  pertencentes à antiga FFCL – foram realocados fora da área de Ciências Humanas, nos respectivos institutos de Matemática, Física, Bioquímica e Faculdade de Engenharia Química; Biologia e Geociências. Já o curso de Pedagogia foi alocado na Faculdade de Educação.

Em 1972, nova mudança. O Ministério da Educação e Cultura determinou a extinção dos recém-criados Institutos na UFPR e o enxugamento da estrutura organizacional da Universidade. Com isso, o Instituto de Ciências Humanas e o Instituto de Letras foram reunidos no Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes (SCHLA), englobando inicialmente os cursos de Comunicação Social, Ciências Sociais, História, Filosofia e Letras. Já a recém-criada Faculdade de Pedagogia foi transformada no Setor de Educação.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...