Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR/ITTI firma novas parcerias em Corumbá

Integrantes do Moinho Cultural e do projeto "BR-262 - Faço parte deste Caminho" em reunião para definir como será realizado o trabalho conjunto

Para ampliar as ações ambientais realizadas em virtude das obras na BR-262/MS e a difusão das informações sobre o empreendimento, o projeto “BR-262 – Faço parte deste Caminho”, realizado pela Universidade Federal do Paraná, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), firmou uma importante parceria com o Instituto Moinho Cultural, de Corumbá.

Em reunião, foi alinhada a colaboração dos profissionais do ITTI em atividades realizadas pelo Instituto, que hoje atende 400 crianças e adolescentes de Corumbá, Ladário e as cidades bolivianas de Puerto Suarez e Puerto Quijarro. Estavam presentes integrantes do Programa de Educação Ambiental (PEA), Programa de Comunicação Social (PCS) do ITTI, o coordenador-geral do Moinho Cultural, José Roberto dos Santos Jr, e as assistentes sociais da entidade, Jaqueline Salek Sokolovsky e Thayla Helena Aguirre Cuellar.

A cooperação irá ocorrer por meio de oficinas contínuas ministradas pelo ITTI, entre elas de Comunicação Social e Educação Ambiental, duas sextas-feiras por mês. Os temas dos encontros ainda passarão por aprovação da direção do Moinho Cultural e as atividades devem começar no mês de setembro.

“A parceria com o Moinho Cultural é muito importante porque a entidade realiza um trabalho de relevância para a região com crianças e adolescentes. Esta faixa etária é muito interessante para se trabalhar a Educação Ambiental, pois acredita-se que a inserção de valores e a mudança de atitudes ocorridas nessa idade formarão uma geração ambientalmente consciente e com melhor qualidade de vida, além de possibilitar o trabalho socioambiental junto aos pais dos alunos. Nesse sentido foram discutidas várias ideias interessantes para serem desenvolvidas com alunos e seus familiares”, comenta Danielle Tortato, gerente do PEA.

IHP

A bióloga Viviane Moreira, do IPH, recebeu a equipe do ITTI na sede da organização, em Corumbá

Durante a passagem por Corumbá, os integrantes do projeto também estiveram no Instituto Homem Pantaneiro, uma organização não governamental, cuja missão é “preservar e conservar o Pantanal, resguardando as características físicas, biológicas e culturais, através do fomento à geração de conhecimento por pesquisas científicas e incentivo às parcerias institucionais”. Lá, estiveram reunidos com a Viviane Fonseca Moreira, Gestora do Programa de Meio Ambiente do IHP.

O Instituto desenvolve várias atividades que visam à conservação do Patrimônio Natural do Pantanal, por meio de pesquisas científicas e incentivo a parcerias institucionais. Na reunião, Viviane ofereceu suporte ao trabalho desenvolvido pelo ITTI. “O apoio do IHP é importante devido à disponibilização de informações sobre a região, obtidas por meio de pesquisas realizadas pela instituição, o que permite uma atuação mais efetiva do ITTI na área de abrangência do nosso projeto”, ressalta a gerente do PEA.

BR-262 – Faço parte deste Caminho
O Projeto de Gestão Ambiental das Obras de revitalização na rodovia BR-262/MS, entre Anastácio e Corumbá, é realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI). A parceria é realizada em cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais.

Sugestões

Abertas inscrições para Teste de Suficiência em Língua Estrangeira Moderna
Estudantes já matriculados e pessoas com interesse em ingressar nos programas de mestrado e doutorado...
Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
Atenção: o prazo para inscrição foi prorrogado até as 23h59 do dia 01 de maio O Núcleo de Idiomas (Nucli...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...