PPGE abre turma especial para mestrado em Educação

14 novembro, 2023
14:00
Por Bruna Soares
Ensino e Educação

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com inscrições abertas para o processo seletivo do mestrado em 2024. O edital foi publicado no dia 07 de novembro, em parceria com a Reitoria, com a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), e a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação( PRPPG), voltado para os servidores técnicos-administrativos em educação (TAEs).

“O Edital que está em andamento é uma turma especial do PPGE. E como turma especial só pode ser ofertada esporadicamente”, comentou o diretor do Setor de Educação, Marcos Alexandre dos Santos Ferraz. 

Ao todo, serão ofertadas 30 vagas para servidores e técnicos- administrativos da UFPR. 20% dessas vagas serão reservadas para candidatos negros,  pretos ou pardos, conforme política de ações afirmativas do PPGE. 

As inscrições para o processo seletivo serão no período de 22 de novembro de 2023 a 22 de janeiro de 2024, conforme o cronograma disponível neste edital. Podendo ser acessado pelo Sistema de Gestão Acadêmica da Pós-Graduação (SIGA), link disponível aqui, na aba “Processo Seletivo”.

O processo de seleção é realizado em duas etapas: em análise do projeto de pesquisa e a segunda etapa do processo seletivo (somente para os  candidatos aprovados na primeira etapa) consistirá na entrevista e análise do memorial. 

O objetivo futuro é expandir o processo seletivo. “O Setor de Educação, em parceria com a Reitoria, a  progepe, e a Prppg, está se esforçando para criar um novo mestrado profissional em Política, Gestão e Planejamento da Educação, para atender de forma definitiva a formação continuada dos TAEs da UFPR e demais IFES da Região Sul”, afirma  Marcos. 

Segundo o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca “Com esse mestrado, a nossa UFPR, numa colaboração muito importante com o programa de Pós-Graduação em Educação, realiza uma das demandas mais repetidas e relevantes dos servidores técnicos da UFPR, na medida em que esse mestrado, a um só tempo, qualifica o nosso corpo funcional e permite sensível melhoria salarial aos nossos trabalhadores”, conclui.

Foto de destaque: Freepik

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.