UFPR é 4ª melhor universidade em inovação do Brasil

13 novembro, 2023
14:15
Por Carlos Rocha
UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) conquista, entre 203 instituições de ensino superior brasileiras, públicas e privadas, posições de destaque no Ranking Universitário Folha (RUF) 2023, avaliação promovida pela Folha de São Paulo.

A UFPR é classificada como a 8ª melhor universidade do país (entre públicas e privadas), a 5ª melhor universidade federal e a 4ª posição nacional no quesito Inovação, o que reflete o papel institucional no avanço do conhecimento e na aplicação de ideias inovadoras. A UFPR também manteve a liderança sendo a 1ª colocada no estado do Paraná.

Cabe destacar que o cenário deste ranking aponta a proeminência das universidades públicas, pois ocupam as 18 primeiras colocações. Cinco indicadores fundamentais são usados para elaboração: Ensino, Pesquisa, Mercado, Inovação e Internacionalização. Segundo o Reitor Ricardo Marcelo Fonseca, “a posição de destaque da UFPR no RUF 2023 é um testemunho do compromisso de gestão contínuo com a excelência acadêmica, pesquisa inovadora e contribuição para o desenvolvimento científico no Brasil”.

Metodologia

O Ranking Universitário da Folha, que avalia o ensino superior anualmente desde 2012, retornou após uma pausa durante o período pandêmico da Covid-19 (a última avaliação tinha sido em 2019). Os resultados refletem uma análise abrangente e profunda, considerando dados de periódicos científicos nacionais e internacionais, patentes, Censo da Educação Superior e Enade (Inep-MEC), em agências estaduais e federais de fomento à ciência além de pesquisas de opinião realizadas pelo Datafolha.

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.