Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Feira de Cursos e Profissões da UFPR auxilia jovens durante a escolha da carreira

Em sua 19ª edição, a Feira de Cursos e Profissões da UFPR proporciona aos alunos do ensino médio uma inserção maior na vivência universitária para ajudar na escolha profissional, estimulando-os a procurar não somente um curso superior, mas um ambiente em que ele possa vivenciar esse momento com qualidade de vida.

Ao longo desta quita-feira (01), os estudantes percorreram os espaços da UFPR de Piraquara e puderam conhecer de perto os cursos que são oferecidos pela universidade através de estandes espalhados por todo o espaço. O curso de Publicidade e Propaganda, por exemplo, estava a todo tempo tirando as dúvidas dos alunos e mostrando possibilidades de atuação no mercado de trabalho. A aluna Malu Pereira, do colégio Adventista do Boa Vista, está participando pela segunda vez da Feira e já veio pensando no curso que quer fazer, Publicidade e Propaganda, e aproveitou para tirar dúvidas sobre a graduação. “Eu to achando muito bom aqui porque a gente acaba criando dúvidas do que fazer, como que o curso funciona, como que trabalha com isso e pra mim abriu muito os meus olhos estar aqui porque as meninas da Publicidade e Propaganda me explicaram como que o curso funciona e com certeza é isso mesmo que eu quero fazer”.

Malu Pereira, aluna do colégio Adventista do Boa Vista. Foto: Leonardo Bettinelli

Assim como Malu, outras pessoas já estiveram em outras edições da Feira e voltaram para conhecer um pouco mais, trazendo consigo novos visitantes. É o caso da Geruska de Almeida Torres, psicóloga do CRAS Miguel Haluch, que trouxe para o evento 16 adolescentes que fazem parte do CRAS e estariam se preparando para o seu primeiro emprego, o jovem aprendiz. A intenção de Geruska é que esses adolescentes conheçam mais sobre a faculdade e seus cursos, e sejam motivados a ter uma profissão a partir de uma graduação.

A aluna de Engenharia de Energia da UFPR, Rafaela Langer, comenta que um dos maiores diferenciais da Feira é chamar a atenção dos alunos que passam pelos estandes fazendo com que eles se sintam atraídos e interessados em saber mais sobre o curso. Para a aluna, o experimento que eles fizeram demonstrando uma reação química, acabou chamando a atenção de Michele Yasmim Souza, aluna da escola Elza Scherner, de São José dos Pinhais, que esteve pela primeira vez no evento e se encantou com tudo o que viu. “Eu gostei e achei bastante interessante o curso de Engenharia de Energia e vi que tem bastante coisa no curso que é atrativo”.

Nesta edição, os estudantes contaram novamente com o stand “Meu primeiro certificado”, que dá ao aluno que visita a Feira um certificado da UFPR ao passar pelo local e participar da atividade proposta. Maria Cecilia Yuna Goto, aluna de Psicologia da UFPR, explica como funciona esse primeiro estande da Feira.

“Eles chegam aqui no estande zero, a gente entrega um formulário para eles responderem com os dados pra termos uma estatística de quantas pessoas, de quantos colégios públicos ou privados passaram por aqui. Nesse papel eles coletam carimbos durante a feira a partir dos estandes que visitam e quando chegam nesses stands, eles encontram computadores, assistem a um vídeo, respondem um quiz baseado no vídeo sobre segurança no trânsito que viram, com o objetivo de ensinar a eles sobre segurança básica. Após completar quatro carimbos, no estande cinco eles trocam esse papel dos carimbado pelo certificado e podem até usar esse certificado da UFPR no currículo Lattes”, afirma a aluna.

Uma novidade na Feira de Profissões foi a oportunidade que os jovens tiveram de conhecer mais sobre a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), evento cultural que acontece entre os dias 23 e 29 de julho. “Na Feira de Profissões é o espaço que a gente tem de divulgar pra poder divulgar esse evento tão importante e fomentar essa cultura pra sociedade, pros estudantes e pro público em geral. Eu tô achando bem interessante o fato de cada vez mais os alunos interessados pela busca do saber”, comenta Everton da Costa, assistente administrativo da COC. Aproveitando o momento, foi feita a premiação do mascote oficial da SBPC Jovem, o Poty,  baseado na gralha-azul, ave símbolo do Paraná. Criado pela aluna Ana Vitoria Dmengeon Dureck, vencedora, com 64% dos votos, no concurso do Mascote. A entrega do prêmio que foi feita através do reitor da faculdade, Ricardo Marcelo Fonseca.

Ana Vitoria Dmengeon Dureck recebendo a premiação do Mascote da SBPC Jovem. Foto: Marcos Solivan

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
Atenção: o prazo para inscrição foi prorrogado até as 23h59 do dia 01 de maio O Núcleo de Idiomas (Nucli...
UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...