Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR sem violência: campanha orienta sobre recepção dos calouros no início do ano letivo

As atividades letivas do primeiro semestre de 2023 começaram nesta segunda-feira (20) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) reforça a importância de ressignificação da cultura de acolhimento dos calouros – inibindo atitudes violentas, ofensivas e discriminatórias – e relembra os canais de denúncia.

O trote é proibido na UFPR. “A instituição não tolera qualquer forma de violência, seja ela física, moral ou simbólica. Vamos sempre manter a universidade como espaço aberto ao diálogo e de prioridade do respeito ao outro”, destaca o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

A universidade disponibiliza os seguintes canais institucionais para denunciar atitudes violentas, ofensivas e discriminatórias: o e-mail alertatrote@ufpr.br, o telefone (41) 3888-7757 e o WhatsApp (41) 98424-0034. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) orienta que sejam enviadas informações sobre local, data e hora da ocorrência, o tipo de violência e, se possível, identificação do denunciante e dos suspeitos de praticarem a violência, porém a denúncia poderá ser feita anonimamente.

As situações que eventualmente chegarem à universidade serão analisadas por um comitê criado especialmente para este fim, que dará o encaminhamento devido a cada caso – internamente ou, se necessário, acionando o Ministério Público ou outros órgãos externos.

Recepção aos calouros

As comissões setoriais e o Diretório Central dos Estudantes, com o apoio da Prae, realizam a Semana de Recepção aos Calouros. A programação abrange um conjunto de atividades de natureza acadêmica, científica, artística, cultural, esportiva e recreativa. As ações são monitoradas pelas comissões setoriais de recepção.

Sugestões

Professor da UFPR recebe prêmio  Internacional de Excelência em Endocrinologia da Endocrine Society
O professor titular do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Cesar...
Em parceria com o Ministério das Cidades, UFPR inicia projeto de extensão Periferia Sem Risco
Equipe do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais da UFPR integra rede com outras 15 universidades...
Projeto financiado pela Fundação Araucária foi mencionado  no relatório das Nações Unidas
Relatório destaca iniciativa da Fundação Araucária como exemplo de política industrial na América Latina. O...
UFPR recebe patente por sensor de vapor de etanol e metanol presentes na atmosfera
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) receberam a concessão de carta-patente concedida...
pt_BRPortuguese