Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Grupo com representantes da UFPR e de escolas vai avaliar impacto do Novo Ensino Médio no vestibular

A UFPR, por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd), vai formar um grupo de trabalho para avaliar a necessidade de ajustes futuros nas provas do vestibular em decorrência das mudanças recentes na organização curricular do ensino médio. A medida foi definida durante reunião com representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seed), do Conselho Estadual de Educação, do Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) e de grupos privados de educação, na última quarta-feira (8).

Estabelecido pela Lei nº 13.415/2017, o chamado Novo Ensino Médio entrou em vigor em 2022. Portanto, a primeira geração de estudantes formada nessa nova configuração prestará vestibular em 2024, para ingresso nas instituições de ensino superior em 2025.

O Novo Ensino Médio ampliou o tempo de permanência dos estudantes na escola e estabeleceu uma organização curricular flexível, com até 1.800 horas/ano de formação geral básica (comum a todos os alunos) e o restante do tempo destinado a itinerários formativos. Cada rede de ensino pode definir livremente os itinerários formativos que irá ofertar para escolha dos alunos.

Com isso, surgiu entre as escolas a preocupação sobre como preparar os alunos para processos seletivos e, entre as universidades, o questionamento sobre como avaliar estudantes com formações diferentes entre si. Esse segundo aspecto será o foco do grupo de trabalho, que terá representantes da Prograd, do Núcleo de Concursos da UFPR (NC/UFPR), da Seed, do Sinepe/PR e do Conselho Estadual de Educação.

Durante a reunião, realizada na sede do NC/UFPR, houve consenso em torno da ideia de que não haverá qualquer mudança no Vestibular 2023/2024 (que acontecerá em duas fases, com provas em outubro e dezembro deste ano) e, possivelmente, nem no vestibular seguinte.

“Qualquer mudança precisa ser exaustivamente analisada e implementada de forma gradual”, disse o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UFPR, professor Júlio Gomes. A professora Maria Tereza Carneiro Soares, coordenadora de Políticas de ensino na Graduação, sugeriu que as escolas apresentem um levantamento dos itinerários formativos ofertados nas diferentes redes e instituições, para subsidiar as discussões no grupo de trabalho.

Entre as possibilidades sugeridas durante a reunião está a de que se aguarde o lançamento das matrizes curriculares do novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que eventualmente poderão balizar a elaboração das provas de processos seletivos para ingresso em universidades, conforme lembrou a coordenadora de Ensino Médio da Seed, professora Vanessa Ruthes.

Para o diretor de Legislação e Normas do Sinepe/PR, Nilson Pegorini, o resultado da reunião foi muito positivo: “Fico feliz por sairmos daqui com uma proposta concreta de trabalho conjunto”. A previsão é que os representantes de cada instituição no grupo de trabalho sejam indicados até o fim de março, para início dos trabalhos em abril.

Durante a reunião, representantes das escolas também elogiaram a iniciativa da UFPR de antecipar, este ano, a divulgação da lista de obras de referência para o próximo vestibular. A lista já está disponível desde janeiro, assim como o programa oficial de provas, o que amplia o tempo de preparação dos estudantes.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...