Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto “Movimenta UFPR” realiza prova para conhecer os diferentes câmpus da universidade

As atividades do Movimenta começaram em fevereiro de 2022 e contam com 180 alunos matriculados. Foto: Helio Oliveira

Participantes do projeto de extensão “Movimenta UFPR – Assessoria de corrida”, do Centro de Educação Física e Desportos (CED) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), promoveram no dia 30 de outubro uma corrida de rua, que teve como objetivo explorar os diferentes câmpus da instituição em Curitiba.  O percurso teve a largada na pista de atletismo do Centro Politécnico. Após, os atletas passaram pelos câmpus Botânico, Cabral, Juvevê, Reitoria até finalizar no Prédio Histórico.

Acostumados a treinar no Centro Politécnico,  os estudantes puderam se surpreender com a diversidade de câmpus existentes pela cidade. O intuito das atividades é incentivar a adoção de um estilo de vida ativo na comunidade interna e externa da UFPR, através da prática regular da corrida de forma orientada.

Intitulado de “Corrida: Movimenta UFPR – Entre Campus”, o evento contou com um planejamento detalhado para que os maratonistas chegassem aos diferentes setores. “Precisamos pensar em questões como a segurança, nível de dificuldade, considerando um trajeto que contemplasse desde os atletas iniciantes aos avançados e pontos de hidratação durante o percurso”, explica Vinicius Andrade, coordenador do projeto.

O trajeto ligou todos os câmpus de Curitiba. O passo seguinte foi correr pelo circuito para estudar a viabilidade das rotas observando a segurança — se tratavam de vias públicas que não estariam bloqueadas para os corredores. A etapa de correr pelo percurso aconteceu em dois dias, no primeiro foi desenhado um mapa. Já na segunda vez o roteiro foi realizado com modificações para que o evento ocorresse em segurança. Em ambas as etapas de corrida pelo trajeto, o coordenador Vinicius Andrade e a vice coordenadora Ana Carolina de Oliveira estiveram presentes, além de um pequeno grupo de alunos, que auxiliaram no dia da corrida orientando.

O coordenador do projeto, Vinicius Andrade e a vice coordenadora Ana Carolina de Oliveira. Foto: Helio Oliveira

A iniciativa nasceu inspirada na tradicional corrida de revezamento “Entre Parques”, da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SEMLJ). Essa prova passa por diversos parques da cidade com um percurso desafiador. “Motivados nessa prova, decidimos fazer uma que explorasse os diversos campi da universidade, possibilitando que os alunos do projeto pudessem conhecer um pouco mais da estrutura da UFPR”, relata Andrade.

Segundo o coordenador, a corrida traz um aspecto muito importante para vida das pessoas, ela possibilita que trocas sociais sejam feitas.

Questões sociais também são pautas do Movimenta. Em 2022 o grupo arrecadou e distribuiu, aproximadamente, 300 kg de alimento para instituições de caridade. Foto: Helio Oliveira

“Pudemos perceber que alguns participantes estavam ali para um desafio pessoal de concluir a distância e esses eram incentivados e motivados ao longo do caminho, outros atletas mais acostumados com as distâncias puderam desfrutar de um momento de conversa e muitas risadas. O aspecto social da corrida esteve presente em todos os 12 km percorridos”.

Movimenta UFPR – Assessoria de corrida

A ação elabora treinos de corrida individualizados para os participantes do projeto. As atividades propostas podem ser realizadas à distância, no local e horário que melhor se encaixam na rotina do participante. Além disso, podem optar por realizar os treinos de forma presencial na pista de atletismo às terças e quintas (6h30) e aos sábados (7h). Para manter seu vínculo com o Movimenta o aluno deve realizar 75% dos treinos propostos e participar de no mínimo 4 treinos presenciais a cada mês.

Os interessados deverão preencher o formulário pelo link disponibilizado no Instagram para efetuar seu cadastro. Novas vagas serão ofertadas a partir de março de 2023.

(Por Felipe Reis, sob orientação de Simone Meirelles)

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...