Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

‘A escolha da graduação foi definida depois das visitas à feira’, diz aluna da UFPR

André e Monelise definiram, em feiras anteriores, o curso que fariam e agora apresentam seu curso no evento. Foto: Felipe Reis

Realizado anualmente, no município de Piraquara, a Feira de Cursos e Profissões da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é um momento que permite conhecer os cursos de graduação oferecidos pela instituição e visa auxiliar os estudantes a escolherem qual curso vão estudar. Para muitos que ainda estão em dúvida sobre qual caminho profissional seguir, a oportunidade pode ser de definição.

O envolvimento de André Felipe de Oliveira com a Geografia Física foi o que atraiu a sua atenção ao estande do curso de Geologia. Ele visitou a 16ª UFPR: Cursos e Profissões, ainda no ensino médio. “Eu sempre fui apaixonado pela parte física da geografia, então, quando conheci a Geologia fiquei encantado. Principalmente quando  vi todas as aplicações e todas as áreas de atuação como geólogo”, explica.

Hoje, aos 20 anos, incentiva outros colegas a cursarem a graduação. “Eu diria para a galera chegar com a mente aberta e conhecer todos os cursos. Foi o que fiz, eu não conhecia a Geologia e, cheguei na feira, conheci o curso e agora estou aqui nesse curso que é a coisa que mais amo nessa vida”, declara André.

A aluna do segundo período de Geologia, Monelise Evangelista trabalhou pela primeira vez na feira de profissões. “Sugiro visitar todos os estandes possíveis, conversar com os expositores — algo descontraído com quem já está nessa área. Acredito que ajuda muito a clarear a mente, porque foi o que aconteceu comigo. Conversei com o pessoal e pude entender o que queria fazer”, relata.

A jovem de 20 anos, conta que ao visitar a feira há cinco anos ainda não sabia que profissão gostaria de  seguir. Ao conhecer o estande de Geologia se encantou com os relatos dos acadêmicos. Hoje como aluna do curso, explora as diversas áreas de atuação que o profissional geólogo pode ter.

“São áreas amplas de atuação que o profissional geólogo pode ter no seu trabalho. A  variedade de áreas que você pode seguir, sem muita restrição. Você pode seguir muito a sua vontade e adaptar o seu perfil na geologia para o que você gosta”, expressa a discente.

 

(Por Felipe Reis, estagiário, com orientação de Simone Meirelles)

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...