Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

“Ulysses”: alunos da UFPR podem participar de concurso em homenagem ao centenário da obra de James Joyce

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), juntamente com outras 17 universidades brasileiras, participará do concurso cultural “Ulysses 100 Pelos Olhos Brasileiros”, promovido pela Embaixada da Irlanda no Brasil. O concurso tem o objetivo de comemorar o centenário da publicação de “Ulysses’, romance do escritor irlandês James Joyce. A participação está aberta a estudantes de graduação, pós-graduação e egressos – esses mediante aprovação do professor líder de sua universidade – até 30 de abril.

Serão escolhidos artistas para ilustrar um mural da universidade com uma representação do décimo sétimo capítulo do livro (ou episódio, como dito por estudiosos de Joyce), intitulado “Ítaca”. Nele, o personagem principal, Leopold Bloom, rememora tempos antigos com seu amigo Stephen. Escrito em forma de perguntas e respostas, o capítulo apresenta antíteses como arte e ciência, dúvidas e certezas.

A terceira edição traduzida no Brasil, assinada por Caetano Galindo, foi publicada em 2012 e recebeu alguns dos principais prêmios de tradução brasizleiros, como o Associação Paulista de Críticos de Arte, Academia Brasileira de Letras e Prêmio Jabuti. Foto: Paul Hermans

Podem participar da inscrição no edital estudantes de todos os setores da UFPR e egressos, conforme condições constantes no edital. Ao final do processo, dois representantes da universidade e um indicado pela Embaixada decidirão qual será a arte escolhida para o mural, que ainda terá o local definido.

O prazo para inscrições de projetos começou em janeiro e segue aberto até as 23h59 do dia 30 de abril. A divulgação do resultado final será em maio e a pintura do mural começará logo após a definição do resultado, com previsão de término até 16 de junho — mais informações estão disponíveis no edital Ulysses100.

Ítaca

Assista aqui à explicação do professor Caetano Galindo sobre o episódio. Pesquisador do Departamento de Linguística, Letras Clássicas e Vernáculas UFPR, Galindo é tradutor do livro para o português e um dos maiores especialistas brasileiros no autor, tendo recebido o mais importante prêmio da literatura brasileira, o Jabuti, por sua primeira tradução de “Ulysses”.

“Os alunos vão poder fazer parte dos 100 anos de história de uma obra muito rica para a cultura da humanidade. Viver um pouco esse livro e entregar algo em retorno para os leitores e para o autor é uma ideia muito poderosa”, considera Galindo.

Submissões

As candidaturas podem ser realizadas de forma individual ou em grupo, por meio do preenchimento de formulário de inscrição, acompanhado do esboço do mural, ambos encaminhados para o e-mail eventsbrasilia@dfa.ie.

James Joyce, textorizado com um trecho de Ulysses. Imagem: Maxf

Mais informações:

Edital do concurso

Formulário de inscrição do concurso cultural

Material de apoio sobre a obra

Página do concurso no site da Embaixada da Irlanda

Explicação de ítaca por Caetano Galindo


Foto de destaque: Geoffrey Barker

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...