Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Testagem na UFPR viabiliza identificação e isolamento dos casos positivos de Covid-19; veja como agendar

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) segue realizando testes de Covid-19 para a comunidade interna. 

Os exames ocorrem todas as segundas, quartas e sextas-feiras no estacionamento do Setor de Ciências Biológicas (SCB), no Centro Politécnico. A ação é coordenada pela Direção do SCB, com apoio dos laboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (Ligh) e de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCho). 

A coleta dos exames obedece aos protocolos de distanciamento e é realizada com agendamento prévio

 

Podem se inscrever através do formulário estudantes, servidores técnicos e docentes que estejam com sintomas ou que tenham tido contato próximo com casos confirmados da doença.  

Um algoritmo leva em consideração os sintomas que o indivíduo apresenta e o contato com positivados. Conforme o caso, o sistema indicará a necessidade de realizar o exame, além do melhor período para a coleta. 

 

O teste realizado é do tipo RT–PCR, que detecta o material genético do vírus. O procedimento envolve a coleta de saliva (veja vídeo). Para fazer o exame, os participantes não devem consumir alimentos ou bebidas 30 minutos antes da coleta. O resultado sai em até 72 horas e a equipe fornecerá o laudo a todos os participantes.   

Com o reinício das atividades presenciais, a equipe ampliou o número de vagas e, no momento, 350 pessoas podem se inscrever em cada dia de coleta.  

A chegada da variante ômicron influenciou o aumento das testagens e dos casos positivos entre as amostras analisadas. Em todo o mês de dezembro, foram realizados 424 testes, com apenas um caso positivo, o que representa 0,2% do total.  

 

Na primeira quinzena de janeiro, dos 760 testes, 181 identificaram o Sars Cov-2, o que representa 23,8% do total. Na segunda quinzena, o índice passou de 30%, com 486 positivados entre 1600 testados. Em fevereiro, até o dia 10, dos 580 exames, houve 157 positivos, ou seja, 27,1%. Já entre os dias 11 e 20, houve uma redução: dos 362 testes, 71 deram positivo, ou seja, 19,6%. 

A nova variante foi identificada pela primeira vez na UFPR no resultado positivo de dezembro. Na rodada do dia 06 de janeiro, a ômicron já estava presente em 70% dos casos. Nas rodadas seguintes, já estava em todas as amostras positivas, o que evidencia a sua alta transmissibilidade.  

 

Clique para ampliar: a evolução das testagens e da variante ômicron nos exames da UFPR. Arte: Juliana Barbosa (Aspec/SCB/UFPR)

 

De acordo com a professora Jaqueline Carvalho de Oliveira, do Departamento de Genética da UFPR e coordenadora do projeto, os cuidados para evitar a transmissão devem continuar no retorno às aulas presenciais. 

“Nada tira a necessidade do cuidado. Estamos aqui há dois anos falando do uso das máscaras e do distanciamento. Embora estejamos mais protegidos pela vacinação, a transmissão continua acontecendo”.  

A análise das amostras é feita nos laboratórios do Departamento de Genética da UFPR

 

Os exames fazem parte de um estudo que visa identificar pessoas contaminadas e propiciar o isolamento, como medida para evitar a propagação da doença. Atualmente, quatro professoras, três pós-doutorandas e quatro alunos de graduação são responsáveis por acompanhar a coleta e as análises das amostras. 

Os recursos para os testes vieram de verbas e insumos próprios da UFPR, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Projeto Rede Institucional: Laboratórios para testes de diagnóstico para a Covid-19, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. 

SERVIÇO 

Testes de Covid 19 para a comunidade universitária 

Público-alvo: estudantes, técnicos e docentes da UFPR 

Quando: segundas quartas e sextas (das 9h às 10h30min) 

Local: Estacionamento do Setor de Ciências Biológicas   

Link para agendamento: https://www.bioinfo.ufpr.br/testecovid19/ 

 

Texto e foto de destaque: João Cubas (Aspec/SCB/UFPR)

 

 

 

Sugestões

Esclarecimentos a respeito da nota do Comando Unificado de greve
O ambiente acadêmico, sobretudo quando enfrentamos um momento de greve que naturalmente carrega consigo...
Campus Jandaia do Sul comemora 10 anos com programação especial
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) campus Jandaia do Sul celebrou seu décimo aniversário com eventos...
UFPR lamenta o falecimento do professor Enio Rogacheski
É com pesar que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica o falecimento do professor aposentado...
Reunião do Conselho Universitário da UFPR sobre calendário acadêmico é adiada devido a problemas técnicos
A reunião do Conselho Universitário (COUN) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizada hoje,...