Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Podcast Oca Universitária debate o cotidiano do ponto de vista dos indígenas

O Projeto de Acolhimento e Monitoria de Estudantes Indígenas (AMEI) lançou o podcast Oca Universitária. O podcast é produzido por um aluno indígena da UFPR. Serão dois episódios mensais a partir do mês de maio para debater temas do cotidiano do ponto de vista dos próprios indígenas.

Robson Delgado é aluno de jornalismo da UFPR e indígena da etnia Baré, do Amazonas. Ele é o responsável produção, apresentação e edição do material. “A ideia surgiu no ano passado quando o AMEI fazia rodas de conversa com os estudantes indígenas e falávamos sobre nossa cultura, conquistas e assuntos do cotidiano. Analisando nossas conversas a   gente viu a necessidade de levar isso para além de nós, (…) levando nosso conhecimento para a universidade e além dela”, relembra Robson.

“É papel das universidades públicas a inclusão e a diversidade. Este projeto tem nosso apoio e garante o espaço de fala sem intermediários aos povos indígenas”, disse o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca.

Estreia

O primeiro episódio, lançado no Dia dos Povos Indígenas, fala sobre identidade. As convidadas foram as estudantes da UFPR, Camila Amajunepa (Direito) e Camila dos Santos (Ciências Sociais).

Robson explica que os próximos temas vão abordar a saúde indígena (e relação com a pandemia), preservação do meio ambiente e universidade. Hoje a UFPR tem mais de 50 alunos indígenas e a ideia é divulgar a voz deles. “Temas que envolvem moda, representatividade, cultura também serão abordados, pois são assuntos em que é importante ter nosso olhar e que ainda não somos chamados para debater essas pautas com frequência”, afirma Robson.

Robson lembra que o podcast também pretende assumir um papel na quebra dos estereótipos sobre os indígenas. “Nós só queremos mostrar nossa evolução, que é o que ocorre com qualquer outra cultura, mas que temos uma história diferente. Podemos estar em qualquer lugar, fazer qualquer coisa, trabalhar em qualquer área, mas sempre vamos ser indígenas. E precisamos ser respeitados por isso como qualquer outra pessoa”, finaliza.

Plataformas

O podcast está disponível nas plataformas digitais Spotify, Pinecast e Soundcloud.

 

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...