A obra “Experiências teórico-didáticas na (trans)formação inicial de professores de línguas no contexto de Covid-19” reúne textos produzidos por alunos que cursaram Metodologia de Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas Neolatinas em aulas totalmente remotas devido à pandemia. O e-book compartilha as ideias de como ensinar e aprender que surgiram durante a disciplina ministrada pela professora Fernanda Silva Veloso.
“O professor, a disciplina que ministrava, sua sala de aula – virtual, neste momento – os recursos e o modo como interagia com os alunos são outros. Mudaram também as condições e as motivações para que o processo de ensino-aprendizagem possa acontecer: internet que cai, entes que perderam os empregos, crianças dentro de casa, professores dentro de seus lares, compartilhamento de computadores, de telas, de dores. Todos tivemos que reaprender a (con)viver com esse vírus que ainda está rondando no ar e em nossas vidas, colocando em cheque todas as nossas verdades. Por isso, experiências de sucesso precisam ser também compartilhadas. São (pequenas) vitórias que nos ajudam a enxergar a beleza de nossa profissão, do professor que se reinventa e faz de tudo para que seus alunos aprendam mais e melhor, inclusive (para não dizer principalmente) no contexto de COVID-19”, escreve a professora Paula Garcia de Freitas no prefácio.
O e-book está disponível gratuitamente aqui. A obra reúne textos produzidos pelos próprios alunos, mas também pelos professores da UFPR Fernanda Silva Veloso, Paula Garcia de Freitas, Adriana Ibrahim e do aluno de doutorado em Letras, Sweder Souza.