Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Livro reúne experimentos sobre solos para professores da Educação Básica

O Programa de Extensão Universitária Solo na Escola/UFPR lançou o livro “Experimentos na Educação em Solos”, que apresenta roteiros detalhados de 29 experimentos que podem ser utilizados para auxiliar a abordagem do tema “solo” no Ensino Fundamental e Médio. A obra  está disponível para download gratuito.

A publicação apresenta de forma detalhada informações sobre os objetivos do experimento, materiais necessários, procedimento de execução, informações complementares aos professores, os potenciais risco na execução do experimento e o descarte adequado dos materiais utilizados.

A maior parte dos experimentos também conta com vídeos curtos, que apresentam detalhadamente os materiais necessários, a montagem e explicação dos mesmos, produzidos em parceria com a UFPR TV.

TESTES

O livro compila e atualiza um conjunto de roteiros que começou a ser organizado a partir de 2004 no Laboratório Exposição Didática de Solos do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR. Estes experimentos foram exaustivamente testados em visitas de estudantes do ensino fundamental e médio, bem como montados por professores da Educação Básica em dezenas de cursos e eventos de extensão universitária realizados pelo Programa. Assim, os mesmos são fruto de desenvolvimento e adaptação à realidade de professores e alunos da Educação Básica.

Em cada experimento é detalhado o nível educacional sugerido para cada experimento, que deve ser adequado de acordo com a experiência dos próprios professores. Além de serem utilizados em sala de aula, os experimentos também são úteis para Feiras de Ciências e ações de educação ambiental. Ressalta-se que muitos experimentos, desde que devidamente adaptados, também apresentam utilidade para uso no Ensino Técnico e Educação Superior.

O livro é uma obra coletiva, contando com 30 autores, que são (atuais e antigos) professores da UFPR, bolsistas e voluntários do Programa Solo na Escola/UFPR.

Serviço:

Livro: Experimentos na Educação em Solos

Editora: Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR

Link para download gratuito: https://bit.ly/31thSLh

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...