Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Doutor mais jovem do Brasil é graduado pela UFPR

Foi público o ensino básico e fundamental, assim como a graduação, do doutor considerado o mais jovem do Brasil. Juliano Morimoto, hoje com 28 anos, ingressou por cotas sociais no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2009, e concluiu a graduação seis meses antes do previsto. Em seguida, foi aprovado no programa de doutorado em Zoologia de uma das mais renomadas universidades do mundo, a University of Oxford, do Reino Unido. Mais uma vez defendeu a tese antes do previsto, em 2016, aos 25 anos de idade. Há três anos, o brasileiro reside na Austrália e é pesquisador na Macquarie University.

Com essa trajetória, o ex-aluno da UFPR lamenta o corte de 30% do orçamento das universidades públicas brasileiras feito pelo governo. “É muito triste. Precisamos fazer algo para que as universidades não sejam afetadas dessa forma. O Brasil é um país reconhecido internacionalmente pela qualidade das pesquisas e esse corte afetará negativamente a ciência, a tecnologia e a sociedade de uma forma geral. Não é um corte apenas de verbas, mas de oportunidades também”, disse em visita à UFPR e ao reitor da instituição, Ricardo Marcelo Fonseca, na manhã desta terça-feira (7).

Graduado pela UFPR, doutor mais jovem do Brasil defende universidades públicas em visita à instituição na manhã desta terça-feira (7). Foto: Marcos Solivan/Sucom-UFPR
Graduado pela UFPR, doutor mais jovem do Brasil defende universidades públicas em visita à instituição na manhã desta terça-feira (7). Foto: Marcos Solivan/Sucom-UFPR

O reitor da UFPR considera que o sucesso e a trajetória acadêmica de Morimoto mostram o que universidades públicas brasileiras podem fazer de bom para o Brasil e para o mundo. “O Juliano entrou na nossa Universidade pelas cotas sociais. Isso mostra como conseguimos chegar a níveis internacionais de excelência com aquilo que nós fazemos aqui. A universidade é uma produção de saber e o Juliano é uma prova viva disso”, disse reforçando que cortar recursos das universidades públicas brasileiras, responsáveis por mais de 95% da produção do conhecimento no país, significa comprometer as pontes para o futuro.

O pesquisador que considera a UFPR a própria casa voltou a Curitiba para lançar o livro “Geometria poética”, escrito juntamente aos autores Leandro Capel, Rafael Ferreira da Silva, José dos Reis Santos, Felipe Augusto Cini e Fábio Friedrich. A obra é destinada a estudantes de escolas públicas e ensina a temática de maneira simplificada para facilitar o aprendizado. A publicação integra um projeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que já atendeu mais de 500 estudantes da rede pública de Curitiba e região metropolitana, com palestras durante a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia de 2017. O livro está disponível gratuitamente neste link.

Morimoto concluiu também o pós-doutorado na Universidade de Sydney em 2017. No mesmo ano, o pesquisador retornou à UFPR como professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação. Além disso, foi eleito recentemente membro da Sociedade Real de Biologia e Fellow de uma das mais antigas instituições para o estudo de história natural, a Sociedade Linnean de Londres (The Linnean Society of London). O biólogo inglês Charles Darwin foi eleito Fellow da instituição em 1854. Atualmente, Morimoto pesquisa a área de Ecologia comportamental, avaliando como fatores ecológicos e nutricionais impactam o comportamento animal, a evolução, as espécies e a adaptação no ambiente.

Assista abaixo à matéria produzida pela TV UFPR:

Sugestões

Abertas inscrições para Teste de Suficiência em Língua Estrangeira Moderna
Estudantes já matriculados e pessoas com interesse em ingressar nos programas de mestrado e doutorado...
Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
Atenção: o prazo para inscrição foi prorrogado até as 23h59 do dia 01 de maio O Núcleo de Idiomas (Nucli...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...