95 ANOS: sessão magna do Conselho reúne autores

O reitor Carlos Moreira Júnior seguiu a tradição dos reitores que lhe precederam e fez a prestação de contas das atividades realizadas pela UFPR ao longo do ano de 2007. Expôs aos conselheiros presentes e aos convidados as realizações de todas as unidades da instituição, frisando que o ano não foi tranqüilo, mas foi de muitos avanços. O Relatório das Atividades de 2007 é formalmente preparado pela Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças e traz todas as ações das unidades institucionais, revelando se os objetivos propostos no Plano de Desenvolvimento Institucional foram cumpridos.

Lançamentos – Além do Relatório de Atividades, a noite do aniversário dos 95 anos da UFPR foi marcado por uma sessão emblemática e de lançamentos. Quatro foram as obras lançadas e que passam, oficialmente, a compor os materiais que contam a história da instituição.

O livro desenvolvido pelo professor Ulf Baranov, do Departamento de Gestão da Informação/Setor de Ciências Sociais Aplicadas, em parceria com a professora Márcia Dalledone, do Departamento de História/Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes conta a trajetória histórica da instituição, desde seu lançamento, porém com maior ênfase nos últimos 50 anos vividos na UFPR. Para dar corpo ao relato histórico, várias intervenções de trechos de entrevistas foram agregados ao livro, demonstrando a importância das pessoas para a construção da mais antiga universidade brasileira. O livro “Universidade Federal do Paraná – 95 anos de histórias e estórias” foi editado pela Editora da UFPR e estará à venda para os interessados, nas lojas localizadas no Prédio D. Pedro II, complexo da Reitoria e do Prédio da Administração, Centro Politécnico.

Os ilustres autores do livro resultante do concurso “A Minha UFPR”, organizado pela Assessoria de Comunicação Social, também estiveram presentes à cerimônia. Dos 30 autores selecionados para compor o livro – que contaram suas histórias pessoais e de relacionamento com a instituição – 27 deles estiveram presentes e receberam das mãos do reitor os 10 exemplares a que tinham direito, pelos regulamentos do concurso.

Ainda na noite, os professores Elgson Ribeiro Gomes, professor aposentado do curso de Arquitetura e o professor Iseu Affonso da Costa, professor aposentado do curso de Medicina, lançaram seus livros em comemoração dos 95 anos da UFPR.

“UFPR 95 anos. Paraná Século XX – Curitiba Século XX – Temários” é o livro que o professor Elgson lançou, expondo projetos para a cidade de Curitiba. “O Ensino da Medicina na Universidade Federal do Paraná”, 2ª edição, conta a trajetória da importante contribuição da UFPR a área de saúde, dos organizadores Iseu Affonso da Costa e Eduardo Côrrea Lima.

Sessão Magna do COUN

Discurso do Magnífico Reitor