Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

1ª Chamada Pública Nominal do vestibular tem início nesta quinta (04); aprovados pelas cotas devem estar atentos para toda a documentação exigida

23852385064_e544ddb26d_z
Documentos serão analisados com rigor por equipe multidisciplinar e outros ainda podem ser solicitados. FOTO: Samira Chami Neves

Candidatos que estavam em lista de espera para vagas do Vestibular 2015/2016 e foram convocados pela UFPR na primeira Chamada Pública Nominal farão matrícula nestas quinta (04) e sexta-feira (05). Os estudantes devem ficar bem atentos aos procedimentos de registro, pois quem não comparecer em data e horário determinados em edital perde direito à vaga, assim como quem estiver presente, mas não estiver munido de toda a documentação exigida para a matrícula. (confira aqui o edital)

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) alerta, em especial, os candidatos selecionados pelo sistema de cotas. Isto porque a relação de documentos necessários é ainda mais extensa e será rigorosamente analisada. Entre outras documentações, esses estudantes devem apresentar comprovação da condição de renda familiar, que será avaliada por equipe multidisciplinar habilitada. Durante a análise, outros documentos podem ser solicitados e, mesmo após a matrícula, há a possibilidade de serem consultados cadastros ou quaisquer sistemas públicos de informações socioeconômicas, nacionais e locais.

Outro documento que costuma gerar muitas dúvidas é a autodeclaração, registrada em cartório, que o candidato vinculado às cotas raciais deve apresentar. A Prograd reforça, no próprio Guia do Candidato, que “a prestação de informação falsa pelo estudante, apurada posteriormente à matrícula, em procedimento que lhe assegure o contraditório e a ampla defesa, ensejará o cancelamento de sua matrícula na instituição federal de ensino, sem prejuízo das sanções penais eventualmente cabíveis”.

Estudante que FOTO: Samira Chami Neves
Estudante que prestar informações falsas poderá perder a vaga. FOTO: Samira Chami Neves

Sistemática

As chamadas públicas nominais são realizadas com o objetivo de preencher as vagas restantes ofertadas pelos processos seletivos. Essas oportunidades surgem devido a candidatos que não compareceram para efetivar sua matrícula ou que descumpriram o edital de registro acadêmico, perdendo direito à vaga e, assim, dando chance aos estudantes em lista de espera.

Por esse tipo de Chamada, é convocado o número de candidatos correspondente a três vezes o número de vagas restantes em cada curso. Para garantir a matrícula, os estudantes chamados devem comparecer à UFPR, em dia, horário e local determinados por edital divulgado no site do Núcleo de Concursos. Neste mesmo link, o candidato já tem acesso a toda documentação necessária. A convocação não assegura direito à vaga.

Vale ressaltar que as portas para entrada no local de realização do registro acadêmico são fechadas rigorosamente nos horários estabelecidos em edital, sendo expressamente vedado o acesso de candidatos após o prazo.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...